ANÇÃ
Vila e freguesia do concelho de Cantanhede, Beira Litoral, Portugal. Várias ideias para a origem do nome:
«Do baixo-latim [Villa] Antiana, 'a quinta velha', o que indica a antiguidade do lugar, que aparece em documentos do século X como Anzana.» (infopedia.pt)
«O nome de Ançã é de origem latina. Segundo o arqueólogo Jorge de Alarcão (In territorio Colimbrie: lugares velhos (e alguns deles deslembrados) do Mondego, 2004) advirá, provavelmente, de Antiana, nome dado à vila de um senhor romano chamado Antius. Com a desagregação do Império Romana o nome ter-se-á alterado para Anzana (tal como surge nos documentos mais antigos, do século X), contraindo-se posteriormente para Ançãa e, hoje, Ançã.» (https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A7%C3%A3)
«O nome Ançã é de origem romana ou, pelo menos, de influência romana. Teriam sido os monges italianos a atribuir-lhe esse nome devido à abundância de água e de caça. Abbondanza (abundância) terá, pelo princípio do menor esforço, sido reduzido às duas sílabas finais Anza.
Porém, na Enciclopédia Luso-Brasileira podemos ler: "É possível que fundada em um vale – como escreveu o Padre Cardoso – e daqui vai subindo a um monte, nesta, tivesse existido um castro que fosse a matriz originária de Vila Antiana, de Antius, estando-se em presença um dos poucos topónimos deste tipo que se mantêm por todo o País”.
O nome da localidade foi evoluindo com o decorrer dos tempos: Antiana > Anzana > Ançãa, Ançã.» (https://www.freguesiadeanca.pt/freguesia/historia)
«Anços provém do nome pessoal romano Antius, cujo derivado, também romano, Antiana (Antiana villa) sugeriu o topónimo Ançã.»
(João Fonseca, Dicionário do Nome das Terras)
Sem comentários:
Enviar um comentário