20 agosto 2024

RIO DOURO — RÍO DUERO

RIO DOURO — RÍO DUERO

Principal rio do noroeste da Península Ibérica e o de maior bacia hidrográfica na península. Nasce na Serra de Urbión, em Castela, Reino de Espanha, e desagua no Porto, Douro Litoral, Portugal. Constitui a fronteira internacional no trecho entre Paradela* (Miranda do Douro) e Barca de Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), em Trás-os-Montes e Alto Douro. Em Portugal o rio percorre a Região Vinhateira do Alto Douro (Património Mundial da UNESCO), que integra a Região Demarcada do Douro, que é a zona vinícola demarcada mais antiga do Mundo, onde são produzidos o Vinho do Porto e os vinhos do Douro.

O nome do Douro (Duero em castelhano) deriva provavelmente do céltico *dubr- ou *dur, «água, curso de água», cognato do galês dwr, «água», inglês Dover e francês Adour, entre outros. O nome do rio também é associado à sua personificação, o deus celta Durius ou Durio. O nome do rio Douro em latim era Durius flumen. As hipóteses do latim duris, «duro», ou de "rio de Ouro", são etimologias populares, portanto infundadas.

* - Paradela, onde o rio Douro inicia o seu percurso internacional, é o ponto mais oriental de Portugal, a 2125 km do ponto mais ocidental, que é o Ilhéu de Monchique, junto à Ilha das Flores, nos Açores.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INHUMA e INHUMAS

> INHUMA — Município do estado do Piauí , Brasil. «Deram o nome de Inhuma, em virtude do grande número de pássaros chamados inhaúma exis...