BELGIË — BELGIQUE — BELGIEN — BÉLGICA
País da Europa Ocidental, com capital em Bruxelas.
O nome da Bélgica tem origem na província romana da Gália Bélgica (Gallia Belgica), habitada pelos belgas (em latim Belgae).
No início do século XIX o Reino Unido dos Países Baixos (Verenigd Koninkrijk der Nederlanden / Royaume-Uni des Pays-Bas ou Royaume des Belgiques), na região europeia chamada Países Baixos, incluía os modernos Países Baixos ("Holanda"), Bélgica e Luxemburgo. Em 1830 a parte sul tornou-se independente como Reino da Bélgica.
Após a Segunda Guerra Mundial a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo formaram a organização político-económica do Benelux, num modelo semelhante à posterior União Europeia.
O Reino da Bélgica (Koninkrijk België / Royaume de Belgique / Königreich Belgien) é uma monarquia constitucional organizada de forma federal, com dois tipos de componentes: regiões (administrativas) e comunidades (linguísticas).
As três regiões são: a Flandres (Vlaanderen), de língua neerlandesa; a Valónia (Wallonie), de língua francesa e alemã; e a Região da Capital Bruxelas (Région de Bruxelles-Capitale, Brussels Hoofdstedelijk Gewest), bilingue francesa e neerlandesa.
As três comunidades linguísticas são: a Comunidade Flamenga (Vlaamse Gemeenschap), dos falantes de neerlandês da Flandres e de Bruxelas; a Comunidade Francesa (Communauté française / Fédération Wallonie-Bruxelles), dos francófonos da Valónia e de Bruxelas; e a Comunidade Germanófona (Deutschsprachige Gemeinschaft / Ostbelgien), dos falantes de alemão nos municípios orientais da Valónia.
Sem comentários:
Enviar um comentário