05 julho 2025

SINTRA

SINTRA

Vila e concelho da Estremadura, Portugal.

«A forma mais antiga já medieval conhecida deste topónimo é Suntria, que apontará para o radical indo-europeu sun, «sol», «astro luminoso», e lembra os vestígios da gravura rupestre que existiu no Magoito, onde figura antropormórfica glorificava o sol poente. Varrão e Columela designavam a serra de Sintra (que os árabes chamaram Xintara) de «Monte Sagrado» e Ptolomeu registou-a como Serra da Lua.»(1)

«Em Sintra, tal revelar-se-á na própria definição do topónimo cuja forma mais antiga conhecida – Suntria –, já medieval, aponta para o radical indo-europeu *sun, "astro luminoso", "sol" e alembra-nos, entre outros, os vestígios de gravura rupestre que existiu no Magoito, onde figura antropormófica glorificava o sol poente que, em sucessivos círculos raiados, ia mergulhando nas frígidas águas atlânticas, no preciso instante que antecedia o breu nocturno.»(2) 

«Assim, a raiz toponímica é milenar... Xentra, Zintira, Chinra, Xintra, foram algumas adaptações às mais variadas épocas. Tal como Xentra a Sintra, passando por Cintra, foi um pequeno passo.»(3)

«Sintra é a grafia atual; entre o s. XVI e o s. XX usou-se frequentemente a grafia Cintra. Esta grafia com c justifica-se pela crença humanista de que a origem do topónimo seria Cynthia, um dos cognomes de Diana, deusa da lua. A crença terá origem no facto de Ptolomeu (s. II, Geografia) ter chamado à serra de Sintra Selénes óros (Mons lunae, ‘monte da lua’).»(4)

Sem comentários:

Enviar um comentário

TELÕES

TELÕES Freguesia do concelho de  Vila Pouca de Aguiar ,  Trás-os-Montes e Alto Douro , Portugal. «Do baixo-latim [Villa] Tellonis , 'a ...