PEROGUARDA
Freguesia do concelho de Ferreira do Alentejo, Baixo Alentejo, Portugal.
«A sete quilómetros da sede do concelho, a localidade de Peroguarda situa-se numa das mais importantes regiões cerealíferas do País. É a típica aldeia alentejana, em toda a sua dimensão. Está no extremo oriental do concelho e no seu limite com o de Beja, ao qual, aliás, pertenceu até ao século [ XIX ]. O seu povoamento é muito antigo.
Quanto ao nome da localidade, parece estar relacionado com alguma figura importante durante a Idade Média. Um tal de Pero Guarda, muito provavelmente, que aqui viveu e foi dono da terra, e que depois de morrer lhe deixou o seu nome como imorredoiro legado. Em termos eclesiásticos, Peroguarda foi um curato da apresentação do arcebispo de Évora, antes da criação da diocese de Beja, passando posteriormente a priorado. Peroguarda é uma das aldeias mais alentejanas do Alentejo. Tanto que, aquando do concurso "Aldeia mais portuguesa", organizado pelo Secretariado Nacional de Propaganda durante a ditadura salazarista (1938), foi uma das quatro aldeias da região a ser visitada, porque simbolizava bem o Alentejo.»
A padroeira de Peroguarda é Santa Margarida. O etnomusicólogo Michel Giacometti encontra-se sepultado no cemitério de Peroguarda, conforme era seu desejo.

Sem comentários:
Enviar um comentário