SAMORA CORREIA
Cidade e freguesia do concelho de Benavente, Ribatejo, Portugal.
Povoação fundada por D. Paio Peres Correia, 14º Grão-Mestre da Ordem de Santiago, no século XIII. A primeira referência a Çamora Correya, com os dois nomes, data de 1303. Uma hipótese atribui a origem do nome Çamora ao seu fundador, que o terá trazido de Çamora / Zamora, em Leão. Perto desta cidade leonesa, existem outras terras com os nomes de Zamora, Benavente e Salvaterra, tal como aqui nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos. Quanto a Correya, supõe-se que tenha tido origem como homenagem a D. Paio Peres Correia. Só a partir de 1830 é que se passou a escrever Samora Correia.
O caso de Benavente e Samora Correia, que foi elevada a cidade, é atípico. Samora Correia é a maior e mais populosa freguesia do concelho de Benavente, cuja sede continua sendo vila.
Na freguesia de Samora Correia, localiza-se o Campo de Tiro da Força Aérea, cujo nome anterior era Campo de Tiro de Alcochete. Esta antiga designação induz em erro quanto ao município a que pertence, nomeadamente na indicação da possível localização do novo aeroporto de Lisboa.
Imagem de fundo: Câmara Municipal de Benavente, vídeo Junta de Freguesia Samora Correia, https://youtu.be/KrS4rny4WBk
Sem comentários:
Enviar um comentário