04 dezembro 2024

SARAJEVO — САРАЈЕВО

SARAJEVO — САРАЈЕВО — SARAIEVO

Capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina. É também a capital das duas entidades territoriais bósnias: a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia (Republika Srpska, nesta de jure).

O nome Sarajevo deriva do turco saray, «palácio» ou «mansão», do persa سرای. A terminação "evo" é provavelmente a indicação de possessivo eslavo, sendo assim Sarajevo a «Cidade do Palácio».

Tal como durante o período do Império Otomano, o nome da cidade em turco é Saraybosna, «Palácio da Bósnia».

A ortografia servo-croata em alfabeto cirílico é Сарајево; em alfabeto latino é Sarajevo. Em português, de acordo com a fonética, também é usada a forma Saraievo.

SANTA CATARINA

SANTA CATARINA

Estado da Região Sul do Brasil. A sua capital é Florianópolis. A maior cidade é Joinville.

O nome do estado foi tomado da Ilha de Santa Catarina. «O italiano Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a Ilha de Santa Catarina de "Porto dos Patos". O nome de Santa Catarina aparece, pela primeira vez, no mapa-mundi de Diego Ribeiro, de 1529. Há divergências quanto ao responsável pela denominação de Santa Catarina: alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, em homenagem à sua esposa, Catarina Medrano; outros defendem que tenha sido em homenagem a Santa Catarina de Alexandria [na imagem], festejada pela igreja católica em 25 de novembro.»(1)

Na sequência da Revolução Farroupilha, em 1839 foi declarada a efémera República Juliana ou República Catharinense, que pretendia a confederação com a vizinha República Rio-Grandense.

☛ Ver também:

Estados do Brasil.

- Rio Grande do Sul.

1. https://estado.sc.gov.br/conheca-sc/historia/ 

 

03 dezembro 2024

ARDEGÃO

ARDEGÃO

Povoação e antiga freguesia do concelho de Fafe, Minho, Portugal.

De origem obscura, mas parece derivar do antropónimo germânico Ardegan. Tem a variante Aldegão e o derivado Ardegães. 

(infopedia.pt)

 

CASTELLO DI GODEGO

CASTELLO DI GODEGO

Cidade e comuna da província de Treviso, região de Veneto, nordeste da Itália. Situa-se a cerca de 50 km a noroeste de Veneza.

A localidade chamava-se somente Godego até 1867. O nome foi mudado para se distinguir de Godega di Sant'Urbano, na mesma província.

O castelo a que alude o topónimo, foi construído no século X. O nome Godego, Gódego em língua veneta, deriva de gothicus, adjetivo étnico dos Godos, e refere-se certamente a um povoado destes na área.

Carla Marcato, Castello di Gòdego, in Dizionario di toponomastica. Storia e significato dei nomi geografici italiani, Milano, Garzanti, 1996, p. 170, ISBN 88-11-30500-4.

 

CORDIGNANO

CORDIGNANO

Cidade e comuna da província de Treviso, região de Veneto, no limite com a região de Friuli-Venezia Giulia, nordeste da Itália. Situa-se a cerca de 70 km a norte de Veneza, por estrada, e 130 km a oeste de Trieste.

Na época romana, o proprietário Cordinius origina o topónimo predial Cordignanus.(1) É equivalente a Cordinhã em Portugal e Cordiñanes em Leão (Espanha).(2) No início da época medieval surgiu o topónimo Corticionus, donde pode derivar Cordignano.(3)

O Rio Meschio atravessa a comuna. O nome de Cordignano em língua veneta é San Casan del Mesch.

«Il territorio del Comune è incluso nell'itinerario enogastronomico Strada del Prosecco e Vini dei Colli Conegliano Valdobbiadene.»(4)


SARAJEVO — САРАЈЕВО

SARAJEVO — САРАЈЕВО — SARAIEVO Capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina . É também a capital das duas entidades territoriais bósnias: ...