07 abril 2025

CETE

CETE

Vila e freguesia do concelho de ParedesDouro Litoral, Portugal.

«Entre 1112 e o início do século XIX foi constituído o Couto de Cête nesta povoação, tendo como local o Mosteiro de Cête. Tornou-se então uma freguesia do concelho de Paredes até 2003, ano em que foi elevada a vila.»(1)

«Do baixo-latim [Villa] Ceti, 'a quinta de Ceto'. Este antropónimo parece ser de origem céltica, derivado de set, 'outeiro', que hoje se encontra no topónimo francês Sète.»(2) O nome é pronunciado Cête.

 

AFEGANISTÃO — افغانستان

AFEGANISTÃO
افغانستان — Afghanistan

País sem saída para o mar situado entre as zonas do Centro, Sul e Oeste da Ásia. A sua capital é Cabul (كابل).

O nome do Afeganistão (افغانستان, Afghanistan) significa «País dos Afegãos». A designação Afegão (افغان ,افغان‌ها) é de origem persa (افغانی) e referia-se ao povo Pastó ou Pachto, a etnia mais numerosa do país. O primeiro registo do termo Afghan ou Abgân é do tempo do xá Sapor I  (século III). O sufixo -stan (ستان, stân) é de origem persa, originalmente do sânscrito (स्तान्, stan), e significa «país, terra, lugar».

Em 2021 o movimento talibã tomou o poder e mudou o regime e o nome do país para Emirado Islâmico do Afeganistão. A anterior República Islâmica do Afeganistão continua a ser reconhecida de jure pela comunidade internacional. 

 

06 abril 2025

ALGOSO

ALGOSO

Vila e antiga freguesia do concelho de VimiosoTrás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

«A antiga vila transmontana de Algoso foi sede de concelho até 1855, ano em que foi extinto e incorporado no município de Vimioso. No extremo sul da povoação, ergueu-se o castelo, obra de Mendo Rufino nos finais do século XII.(...)

O castelo surge no alto do Monte da Penênciada, um cabeço penhascoso que se despenha quase a pique, a mais de 600 metros, sobre o Rio Angueira, que, por sua vez, vai confluir a oeste com o Rio Maçãs.(...)

Irresistível, se torna, pois, a subida a Algoso, nos tempos medievais chamada Ulgoso e Ylgoso, de onde se disfruta uma vista deslumbrante.»(1)

«De origem obscura; José Pedro Machado propôs a derivação de Ulgoso, do baixo-latim ulicosus, 'terra onde abunda o alecrim'. Tem os derivados Algosinas e Algosinho, e talvez mesmo Algoz, cujo nome não parece ter nada a ver com o substantivo idêntico.»(2)

 

BAHREIN — البحرين

البحرين — BAHREIN
مملكة البحرين — Reino do Bahrein

País do Médio Oriente, localizado num arquipélago entre a Península Arábica e o Qatar, na margem sul do Golfo Pérsico ou Arábico. A sua capital é Manama (المنامة). A ilha principal constitui cerca de 80% do território e está ligada às menores e à Arábia Saudita através de pontes e aterros.

O nome do país em árabe é ‏البحرين — al-Bahrayn. É a forma dual da palavra بحر (bahr, «mar»), e significa «os dois mares». Há discussões sobre quais são os dois mares ou as duas águas. Antigamente o nome da ilha era Awal (أوال) e, por outro lado, Bahrayn referia-se à região leste da Arábia, desde o sul do Iraque até Omã, sendo neste sentido usado no Corão. Em português é válida e tradicional a grafia Barém.*

Os portugueses ocuparam a ilha no século XVI. Ainda existe em Manama o Forte de Barém (قلعة البحرين, Qalat al-Bahrayn), ampliado durante o domínio português, atualmente classificado Património Mundial da UNESCO (imagem inferior).

No final do século XIX o Reino Unido criou um protetorado na região, conhecido como os Estados da Trégua (Trucial States / إمارات الساحل المتصالح). O Bahrein, o Qatar (قطر) e os futuros sete Emirados Árabes Unidos (الإمارات العربية المتحدة) estiveram sob protetorado britânico até 1971. A união dos nove não foi possível e assim ao longo desse ano o Bahrein, o Qatar e os Emirados Árabes Unidos tornaram-se três países independentes.

*  Uma das referências a Barém n'Os Lusíadas de Luís de Camões (10-102):

Olha o Cabo Asaboro, que chamado
Agora é Moçandão, dos navegantes;
Por aqui entra o lago que é fechado
De Arábia e Pérsias terras abundantes.
Atenta a ilha Barém, que o fundo ornado
Tem das suas perlas ricas, e imitantes
À cor da Aurora; e vê na água salgada
Ter o Tígris e Eufrates ũa entrada. 

QATAR — قطر

QATAR — قطر
 دولة قطر — Estado do Qatar

País do Médio Oriente, localizado numa pequena península da Península Arábica, na margem sul do Golfo Pérsico ou Arábico. A sua capital é Doha (الدوحة).

O nome do Qatar ou Catar deriva de Catara (Qatara, Cadara), indicado num mapa de Ptolomeu (séc. II), provavelmente referente à antiga Zubarah (الزبارة, na foto inferior), no noroeste da península.
O país é uma monarquia, sob a forma de emirado, e o nome oficial é Estado do Qatar (دولة قطر, Dawlat Qatar).

No final do século XIX o Reino Unido criou um protetorado na região, conhecido como os Estados da Trégua (Trucial States / إمارات الساحل المتصالح). O Bahrein (البحرين), o Qatar e os futuros sete Emirados Árabes Unidos (الإمارات العربية المتحدة) estiveram sob protetorado britânico até 1971. A união dos nove não foi possível e assim ao longo desse ano o Bahrein, o Qatar e os Emirados Árabes Unidos tornaram-se três países independentes.

 

05 abril 2025

CAÇARELHOS

CAÇARELHOS

Antiga freguesia do concelho de VimiosoTrás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

Esta aldeia, até ao século XIX pertencente ao concelho de Miranda do Douro, fazia parte da região onde se falava a língua mirandesa.

Caçarelhos é referida no romance "A Queda dum Anjo", de Camilo Castelo Branco.

«Do latim vulgar carcerellos, 'pequenos cárceres', talvez alusão a celas monásticas. Um documento de 1220 refere-se a Carcereli, o que abona esta etimologia.» (infopedia.pt)

 

VIMIOSO

VIMIOSO

Vila e concelho de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

«Vimioso é mencionado desde os primórdios da nacionalidade portuguesa. Terá surgido a oeste da actual povoação (abaixo do Fundo da Vila), em local suficientemente húmido para produzir o vime que lhe deu o nome de lugar vimioso.

Naquela época, ter-se-á falado no seu termo o galego-português das terras situadas a ocidente do rio Maçãs e o asturo-leonês que originou a língua mirandesa nas terras situadas a norte e a leste do rio Angueira.»(1)

O nome da vila em mirandês é Bumioso ou Bimioso. A língua mirandesa ainda é falada nalgumas aldeias.

«Do baixo-latim [campus] viminosus, 'campo onde abundam os vimes'. Tem o derivado Vimiosa.»(2)

 

04 abril 2025

RIO ISUZU — 五十鈴川

五十鈴川 — RIO ISUZU

Rio na cidade de Ise (伊勢市), prefeitura de Mie (三重県), Japão.

Isuzu significa «cinquenta sinos».

A marca de veículos Isuzu tem o nome do rio.

 

CHILE

CHILE
República de Chile

País da costa sudoeste da América do Sul. A sua capital é Santiago. A ilha de Rapa Nui, ou Páscoa, na Polinésia, é um território chileno com estatuto especial. O Chile também reclama um território na Antártida.

O nome Chili já era usado para as terras a sul do deserto de Atacama antes da chegada dos europeus. Para a origem do topónimo Chili ou Chile há várias teorias:

- De chire, «frio», ou tchili, «neve», nas línguas quechuas;

- De Chille, um hidrónimo no vale do Aconcagua, o qual também foi conhecido como Valle de Chile;

- De Tili, um cacique que governava o vale do Aconcagua;

- De chili, «o melhor da terra», nas línguas quechuas;

- De chili, a onomatopeia da ave que no Chile é chamada trile (Agelasticus thilius, sargento no Brasil), através da língua mapuche;

- De chilli, «gaivotas» ou «onde acaba a terra», em aimará ou mapuche;

- Pela semelhança do vale de Aconcagua com o vale de Casma, no Peru, onde há uma localidade chamada Chili.

O nome na forma Chile foi oficialmente decretado em 1824.

A pimenta, do género Capsicum, chamada chile em castelhano e chili em português e diversas línguas, não tem relação com o nome do país sul-americano. O nome da pimenta chili deriva de chilli em nauatle, uma língua do México.

 

03 abril 2025

TIETÊ

TIETÊ

Cidade do estado de São Paulo, Brasil.

«A História de Tietê teve suas origens com os Bandeirantes e Portugueses que desbravavam o Sertão Paulista navegando pelo Rio Tietê.(...)

O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os Bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.

ti – rio

ete – grande, fundo, verdadeiro, que corre para baixo».

(https://www.tiete.sp.gov.br/14_historia.php)

NAUJAAT — ᓇᐅᔮᑦ — REPULSE BAY

NAUJAAT — ᓇᐅᔮᑦ — REPULSE BAY

Povoação do território de Nunavut / ᓄᓇᕗᑦ, Canadá / ᑲᓇᑕ. Situa-se precisamente no Círculo Polar Ártico.

Até 2015 tinha o nome oficial de Repulse Bay. Desde então é usado oficialmente o nome em língua inuktitut (inuíte) Naujaat / ᓇᐅᔮᑦ, que significa «local de nidificação de gaivotas».

«Em 1742, Christopher Middleton entrou na baía pelo Roes Welcome Sound durante a sua busca pela Passagem do Noroeste. Descobriu que era de facto uma baía e não uma passagem e, frustrado por estar bloqueada, chamou-lhe Bay of Repulse (Baía da Repulsa).»

(https://www.repulsebay.ca/history.html)

 

PINHANÇOS

PINHANÇOS

Freguesia do concelho de SeiaBeira Alta, Portugal.

➤ PINHAL: «Do latim vulgar piniale, 'pinhal'. Encontra-se na Galiza sob as formas Pinal e Pinar. É bastante frequente e tem os derivados Pinha, Pinhadouro, Pinhães, Pinhais, Pinhalinho, Pinhalzinho, Pinhanços, Pinhão, Pinharanda, Pinheira, Pinheirais, Pinheiral, Pinheiria, Pinheirinha, Pinheirinho, Pinheiro, Pinheiroco, Pinheiros, Pinhete, Pinho, Pinhô (de piniolus), Pinhoa, Pinhocas, Pinhões, Pinhói, Pinhosão, Pinhoso e Pinhote.»

➤ Pinho: «Do latim pinu-, "pinheiro".» (infopedia.pt)

 

02 abril 2025

SARNEN

SARNEN

Capital do semicantão de Obwalden, na Suíça central.

Sarnen é um nome pré-romano cuja origem e significado não são claros. Sonderegger (1967b: 228) postula uma forma básica *Sar-nona, que poderá ser um antigo nome europeu de água, ou seja, o nome original do Sarneraa.(1) Sarnen seria, portanto, o «povoado no Sarnona». Como Saar (< indo-europeu *ser- «fluir») é um nome comum de rio, esta suposição não é de facto descabida.

1. Sarneraa ou Sarner Aa é o rio do semicantão de Obwalden que passa por Sarnen e liga vários lagos, incluindo o Lago de Sarner (Sarnersee), ao Lago dos Quatro Cantões (Vierwaldstättersee).

https://search.ortsnamen.ch/fr/record/802001407

 

SAMARQAND — SAMARCANDA

SAMARQAND — SAMARCANDA

Cidade do Uzbequistão, na Ásia Central.

Samarcanda é famosa por ter sido um centro de cultura e de comércio na Rota da Seda, chegando a ser a maior cidade da região. Entre outros impérios, foi conquistada por Alexandre, o Grande em 329 a.C., quando era chamada em sânscrito Marcanda, transcrito em grego como Μαράκανδα (Maracanda). Samarcanda foi capital da República Socialista Soviética Uzbeque entre 1925 e 1930.

Há várias explicações para o nome de Samarcanda:

- De samar, «pedra, rocha», e kand, «fortaleza, cidade»;

- Do sânscrito samar, «batalha», e do persa antigo kand, «lugar», portanto «lugar ou campo de batalha»;

- Do nome pessoal Samar e kand, «lugar, vila, cidade»;

- Do sânscrito Samarya, «assembleia, reunião»;

- De Sämizkänd ou Semizkent, «cidade gorda».

 

VIZOVICE

VIZOVICE

Cidade da região histórica da Morávia (Morava), na República Checa (Česko).

O nome da cidade deriva do nome pessoal Viz, que era uma variante do nome Vid, uma alcunha relativa um nome contendo -vid- (por exemplo, Dobrovid, Závid, Vidhost). O significado do nome assim era «povoação de Viz».

(Hosák, Šrámek: Místní jména na Moravě a ve Slezsku II, Praha 1980.)

 

01 abril 2025

TOUGUES

TOUGUES

Freguesia do concelho de Vila do CondeMinho, Portugal.

«De um étimo ibérico obscuro. Tem os derivados Touguinha, Touguinho, Touguinhó e Touguio.»

Também existe Atouguia: «De origem pré-romana incerta, acrescentado de um a- protésico.» (infopedia.pt)

 

INDONESIA

INDONESIA
Republik Indonesia — República da Indonésia

País do Arquipélago Malaio ou Malaio-Indonésio, o maior do Mundo, também chamado Insulíndia, situado no sudeste da Ásia, entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico. A sua capital é Jakarta.

O nome Indonésia foi escolhido pelos nacionalistas antes da independência em 1945. Está relacionado com Insulíndia — «Ilhas Indianas» — e tem o mesmo significado. Indo deriva da palavra latina Indus, e esta do grego Ἰνδός (Indós), relativo ao Rio Indo e à Índia. Nalgumas épocas, nomeadamente durante a expansão marítima portuguesa, os termos Índia ou Índias designavam todo o Oriente. O Arquipélago Malaio foi chamado Índias Orientais em diversas línguas. A palavra nesos é o grego νῆσος, «ilha». 

Durante o período colonial neerlandês o território chamava-se Nederlands-Indië (Índias Orientais Neerlandesas ou Holandesas; Hindia Timur Belanda em malaio-indonésio). Timor-Leste, no mesmo arquipélago, manteve-se uma colónia portuguesa até à proclamação da independência em 1975.

O termo Indonésia é formado de modo semelhante a Melanésia, Micronésia, PolinésiaMacaronésia.

CETE

CETE Vila e freguesia do concelho de  Paredes ,  Douro Litoral , Portugal. «Entre 1112 e o início do século XIX foi constituído o Couto de C...