28 novembro 2025

RABAÇAL

RABAÇAL

➤ Freguesia do concelho de MêdaBeira Alta, Portugal.
«Tem-se como certo que o nome de Rabaçal provenha, do facto de, nas suas cercanias existir um ribeiro onde haveria muitas rabaças (planta umbelífera, do latim rapatia).»(1)

➤ Freguesia do concelho de PenelaBeira Litoral, Portugal. Foi vila e sede de concelho até 1853. O Queijo Rabaçal, com denominação de origem protegida, é produzido nesta freguesia e noutras de Penela e concelhos vizinhos.

➤ Localidade da freguesia e concelho da Calheta, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Rio Rabaçal — Rio que nasce na Galiza e que com o Tuela forma o Tua, afluente do Douro, em Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

«De rabaçal, 'terra onde se cultivam rabaças'. Tem os derivados Arrabaça, Rabaça, Rabaças, Rabaceira, Rabaceiro, Rabacinha, Rabacinos, Rabaço e Rabaçosa.»(2)

Rabaçal como substantivo: terreno onde abundam as rabaças (plantas); variedade de queijo curado português, típico da região Centro, feito com uma mistura de leite de ovelha e leite de cabra. De rabaça + -al. Rabaça: plantas herbáceas da família das Umbelíferas (Apium nodiflorum e Oenanthe crocata). Do latim rapacia-, «folhas de rábano».(2)

27 novembro 2025

PENELA

PENELA

Vila e concelho da Beira Litoral, Portugal.

«No seu testamento datado de 1087, D. Sesnando afirma que povoou o Castelo de Penela "de illis castellis que ego populavi arauz et penella". Esta é a primeira referência histórica que se conhece a Penela».(1)

«Penela é diminutivo de penha, circunstância que se aplica à localização da povoação e que, por isso mesmo, assim terá sido baptizada. O topónimo também pode significar fortificação sobre rochedo, o que não contraria aquela perspectiva (compatível, aliás, com esta).»(2)

«Do latim penella, 'pequena penha', nome que mais tarde veio a significar 'fortificação', 'castelo roqueiro'. É de notar que o castelo de Penela está realmente edificado sobre uma formação rochosa. Tem a variante Pinela e o derivado Penelas.»(3)

Penela como substantivo: outeiro; penha pequena. De pena [= rocha] + -ela.(3)

1. https://www.uf-smiguelstaeufemiarabacal.pt/historia.html

2. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.
3. infopedia.pt

26 novembro 2025

FAJÃ

FAJÃ

Terra baixa e chã junto ao mar.
Mais frequentemente, as fajãs são faixas de terrenos planos de pequena extensão, situados à beira-mar, formados pelos materiais desprendidos das arribas. Geograficamente são designadas escombreiras de gravidade. Embora existam noutros locais do mundo, as fajãs encontram-se mais nos arquipélagos da Macaronésia (AçoresMadeiraCanárias e Cabo Verde) e são um elemento típico do litoral das ilhas açorianas. A Ilha de São Jorge, no grupo central dos Açores, tem mais de 70, por isso é apelidada ilha das fajãs. Porém, alguns topónimos com a palavra fajã referem-se a locais planos à beira-mar, ainda que tenham outra origem geológica. Há também fajãs no interior, que estão mais relacionadas com a designação achada.
O Decreto Legislativo Regional n.º 32/2000/A, dos Açores, relativo à preservação das fajãs de São Jorge, define fajã como «toda a área de terreno relativamente plana, susceptível de albergar construções ou culturas, anichada na falésia costeira entre a linha da preia-mar e a cota dos 250 m de altitude.»
A origem da palavra fajã é obscura, mas pode estar na aglutinação de "faixa chã", embora haja discordância sobre essa hipótese. É também incerta a relação de fajã com os topónimos Fajão, Fajões e Fajó. A forma "fajana" usada nas Canárias será a castelhanização do português fajã, usado na Madeira. Em textos mais antigos também se encontra a grafia fajan.

Na imagem vê-se a Fajã Grande, que é uma freguesia do concelho das Lajes das Flores, e a Fajã dos Cubres, na freguesia de Ribeira Seca, concelho da Calheta de São Jorge, Açores.

Texto baseado no publicado originalmente em https://salvador-nautico.blogspot.com/2017/02/fajan-faja.html.

TOCANTÍNIA / KRIKAHÂ

TOCANTÍNIA / KRIKAHÂ

Município do estado do Tocantins, na Região Norte do Brasil.

Tocantínia situa-se na marem direita do Rio Tocantins, em frente a Miracema do Tocantins.

No município a população indígena Xerente é quase 50% dos habitantes. A língua akwê xerente tornou-se co-oficial em 2012. O nome de Tocantínia em akwê é Krikahâ.

Tal como para o estado, o topónimo Tocantínia deriva do Rio Tocantins, originalmente Rio dos Tocantins ou Tucantins, em referência a um grupo de povos indígenas do Pará. A palavra tupi tocantim significa «bico de tucano» ou «nariz de tucano».

https://conexaoto.com.br/2012/04/25/tocantinia-passa-a-ter-akwe-xerente-como-lingua-co-oficial-e-recebe-centro-de-educacao-indigena

25 novembro 2025

VELAS

VELAS

Vila, freguesia e concelho da Ilha de São JorgeRegião Autónoma dos Açores, Portugal.

«A origem do nome desta localidade nunca foi esclarecida pelos historiadores. Pode no entanto, segundo esses mesmos historiadores poder remeter-nos para as "velas" das embarcações, para vigias ou para o termo velar, para o nome de povoações com o mesmo nome no continente português, para o termo "velhas" ou mesmo para a palavra "belas". É, no entanto, mais provável que o nome provenha dos termos "velas de embarcação", ou dos termos velar/vigília. Tendo em atenção as embarcações usadas no tempo da sua fundação e a outra, tendo em atenção as forças telúricas que se movimentam nestas ilhas e que muitas vezes obrigavam as populações a ficar a velar ou de vigília durante as crises vulcânicas para poderem dar o alerta em caso de necessidade.»

Ver também:

- Ilha de São Jorge, Açores.

https://cmvelas.pt/juntas-de-freguesia/freguesia-das-velas/

24 novembro 2025

SASKATCHEWAN

SASKATCHEWAN

Uma das províncias das Pradarias (Prairie Provinces) do Canadá. A sua capital é Regina e a maior cidade é Saskatoon.

O nome da província deriva do Rio Saskatchewan. Na língua cri (cree), o rio chama-se ᑭᓯᐢᑳᒋᐘᓂ ᓰᐱᐩ (Kisiskāciwani-sīpiy, Kisiskatchewan), significando «rio de corrente rápida». No século XVIII o explorador Anthony Henday registou o nome como Keiskatchewan, mais tarde transformado em Saskatchewan.

 

22 novembro 2025

SINES

SINES

Cidade, freguesia e concelho do Baixo Alentejo, Portugal.

O município é constituído pelas freguesias de Sines e Porto Covo. O grande almirante Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para a Índia, nasceu em Sines cerca de 1469.

Uma das hipóteses para a origem do topónimo Sines remete para a tribo celta dos Cinetos. Os Árabes poderiam ter alterado a designação original. Outra hipótese indica o étimo latino sinus, que significa «baía» ou «seio», numa referência à baía ou à configuração do cabo visto do alto do Monte Chãos. No vasto mundo romano, inúmeros topónimos foram criados a partir de sinus, seja como origem direta ou como componente; Sines é um dos exemplos em Portugal.

O latim vulgar sinus tem o sentido de «recorte da costa marítima»; a palavra enseada (pequena baía, calheta) também deriva do latim sinus.

(FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras, https://www.sines.pt/pages/311, infopedia.pt, https://leixoes.apdl.pt/o-porto/a-historia/)

20 novembro 2025

MATOSINHOS

MATOSINHOS

Cidade, freguesia e concelho do Douro Litoral, Portugal.

Neste concelho localiza-se o porto de Leixões, que serve a cidade e área metropolitana do Porto.

«Nos documentos mais antigos em que surge grafado o nome de Matosinhos, datados do século X e redigidos em latim, este aparece designado por Matesinus, topónimo que, por si só, é de difícil explicação ou significado.
Contudo, subdividindo a palavra surgem interessantes indícios explicativos da origem do topónimo. Com efeito sinus significava em latim, e muito particularmente para os Romanos, recorte no litoral, côncavo na costa... porto de abrigo natural. Ou seja, algo que, como já analisamos, se adaptava perfeitamente à realidade geotopográfica que os Romanos aqui encontraram, devido à existência dos Leixões. De resto, o vasto mundo romano está repleto de topónimos que têm a referida designação sinus na sua origem ou como componente. Um outro exemplo elucidativo, em Portugal, é o de Sines.
Explicada a origem de metade da palavra, resta perceber o significado de Mate. Uma vez que os Romanos tinham por hábito batizar com o nome de divindades, imperadores, heróis ou figuras retiradas da mitologia as principais cidades, portos e outros locais de interesse geoestratégico que fundavam ou conquistavam, é nesse campo que alguns estudiosos encontraram uma possível e, no mínimo, curiosa explicação. É que, com efeito, existe uma personagem mitológica, filho de Hércules, cuja designação – Amato – poderia facilmente estar na génese do atual topónimo. Matosinhos resultaria assim, como sabemos, de Matesinus e este, por sua vez, poderá derivar de Amato sinus: o porto de abrigo do filho de Hércules.»

(https://leixoes.apdl.pt/o-porto/a-historia/)

FOGGIA

FOGGIA

Cidade e comuna, capital da província homónima, na região da Apúlia (Puglia), no sul de Itália. Situa-se no centro da planície chamada Tavoliere delle Puglie.

Segundo a explicação mais difundida, o nome Foggia deriva do latim fovea, «fossa» ou «poço», mas não se refere, como geralmente se supõe, apenas aos silos de cereais, embora estes existissem no período angevino na região agrícola de Tavoliere.

Fovea, no entanto, pode também significar «uma fossa», entendida como um «divisor de águas», provavelmente mencionado na lenda do Iconavetere e evocado no brasão da cidade.

Para muitos estudiosos foggia refere-se à lagoa para onde desaguam os cursos de água das colinas.

Para outros o nome está ligado à lenda da revelação do ícone da Madonna Nicopeia e às chamas que flutuavam na água. Esta é a hipótese, embora improvável, segundo a qual o nome da cidade deriva de fuoco, «fogo» e, consequentemente, do título do santuário da Incoronata, Sancta Maria de Focis, que na realidade significa «Santa Maria della Foce» (foz), e não «dei Fuochi» (fogos).

 

PALMITAL

 

PALMITAL

Município do estado do Paraná, Região Sul do Brasil.

«O local aqui já era usado para pernoite, pelos que transitavam na fronteira ParanáSão Paulo, e bem conhecido dos tropeiros, já que era certo se encontrar comida no local, principalmente o palmito, da palmeira Euterpe edulis, cuja espécie era então muito abundante por aqui.»

https://www.palmital.sp.gov.br/portal/servicos/1001/historia/

MINDELO (Cabo Verde)

 

MINDELO

Segunda maior cidade de Cabo Verde, localizada na Ilha de São Vicente (Soncente). É a sede do concelho de São Vicente, que engloba esta ilha e a vizinha Santa Luzia, desabitada, e ilhéus.

A Ilha de São Vicente foi descoberta no dia 22 de Janeiro de 1462, Dia de São Vicente, por Diogo Afonso, um escudeiro do Infante D. Fernando. São Vicente foi a última ilha povoada no arquipélago. No final do século XVIII foi iniciado o povoamento junto à Baía do Porto Grande, ao qual foi dado o nome de Aldeia de Nossa Senhora da Luz. O nome foi depois mudado para D. Rodrigo e mais tarde Vila Leopoldina, em homenagem a Maria Leopoldina da Áustria (nascida a 22 de janeiro de 1797), nora de D. João VI, consorte de D. Pedro I do Brasil, também D. Pedro IV de Portugal.

Em 1838 a povoação teve o nome mudado para Mindelo, em homenagem aos Bravos do Mindelo, que foi o nome dado ao desembarque das tropas liberais de D. Pedro IV nas praias do Mindelo, a norte do Porto, em 8 de Julho de 1832, durante as Guerras Liberais (1828-1834).

Em 1879 Mindelo foi elevada à categoria de cidade.

A imperatriz e rainha consorte Maria Leopoldina da Áustria não deve ser confundida com a sua neta a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, a qual também foi homenageada no nome duma Vila Leopoldina, atual cidade Leopoldina, no estado de Minas Gerais, Brasil.

Ver também:
Mindelo, Minho, Portugal.

19 novembro 2025

CALHETA (Açores e Madeira)


CALHETA

CALHETA — Vila, freguesia e concelho do sudeste da Ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores, Portugal.

«D. João III em 1534, por carta régia, mandou desanexar a vila da Calheta do concelho de Velas, devido ao seu crescimento e notoriedade, tendo sido esta elevada a vila e sede de concelho.»(1) «O topónimo Calheta significa "angra" ou "pequena enseada", o que está de acordo com a geomorfologia da freguesia.»(2)

CALHETA — Vila, freguesia e concelho do sudoeste da Ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

«É muito provável que o topónimo provenha da baía ou pequena enseada (calheta) que aqui forma um porto. Sede de concelho desde 1835, Calheta é, por outro lado, uma das freguesias mais antigas da ilha (foi criada em 1430). Calheta é também designação de um município do arquipélago dos Açores: Calheta de São Jorge.»(3)

«Data de 1430 a criação desta freguesia [ da Calheta ]. É muito de presumir que a origem do nome desta freguesia provenha da pequena baía ou enseada, que lhe serve de porto, pois é esse o verdadeiro significado da palavra calheta.»(4) Para além da freguesia com o mesmo nome da vila, existem as freguesias de Arco da Calheta e Estreito da Calheta

Calheta: pequena enseada; angra. Derivado de cala + -eta. ⮚ Cala: enseada estreita entre rochedos; passagem entre baixios, de navegação difícil, transitável apenas por embarcações pequenas. Do árabe kallá, «ancoradouro».(5)

Ver também:
Ilha de São Jorge, Açores.

PROVÍNCIAS DE ANGOLA


PROVÍNCIAS DE ANGOLA

Angola tem 1.246.700 km² de superfície. É o 7.º maior país da África e o 22.º do Mundo. 

Pela recente Lei n.º 14/24, o território da República de Angola passou a ser organizado em 21 províncias, 326 municípios e 378 comunas. A antiga província do Cuando-Cubango foi dividida em Cuando e Cubango. A província do Icolo e Bengo resultou da divisão da província de Luanda, ficando esta mais reduzida. A província do Moxico foi dividida em Moxico e Moxico Leste.

As províncias de Angola e as suas sedes são as seguintes:
⬧ Bengo – Dande
⬧ Benguela – Benguela
Bié – Cuito
Cabinda – Cabinda;
⬧ Cuando – Mavinga
⬧ Cubango – Menongue
⬧ Cuanza-Norte – Cazengo
⬧ Cuanza-Sul – Sumbe
⬧ Cunene – Cuanhama
⬧ Huambo – Huambo
⬧ Huíla – Lubango
⬧ Icolo e Bengo – Catete
Luanda – Ingombota
⬧ Lunda-Norte – Dundo
⬧ Lunda-Sul – Saurimo
Malanje – Malanje
⬧ Moxico – Luena
⬧ Moxico Leste – Cazombo
⬧ Namibe – Moçâmedes
⬧ Uíge – Uíge
⬧ Zaire – Mbanza Kongo

17 novembro 2025

MINDELO (Minho)

MINDELO

Freguesia do concelho de Vila do CondeDouro Litoral, Portugal.

«Mindelo pode ter origem nos termos “Amenidello, Amenitello, Amenitelo ou Menidello”, nome de um cavaleiro, provavelmente, do tempo de Vimara Peres».(1)

A segunda maior cidade de Cabo Verde, na Ilha de São Vicente, chama-se Mindelo, em homenagem aos Bravos do Mindelo e em memória do desembarque do exército de D. Pedro IV nas praias perto da localidade minhota, durante as Guerras Liberais (1828-1834).

☛ Ver também:
- Mindelo, Cabo Verde.

1. http://www.jf-mindelo.pt/index.php/freguesia/historia

QUIROGA

QUIROGA

Concelho e comarca da província de Lugo, Galiza.

A comarca de Quiroga ou Courel (Caurel) inclui também os concelhos de Folgoso do Courel e Ribas de Sil. A Serra do Courel situa-se nesta comarca.

Quanto à origem do topónimo Quiroga ou Queiroga, Menéndez Pidal refere o deus da guerra Mars Cariociecus, ou seja Carióceco ou Marte de Carioca, na antiga Gallaecia. Por outro lado Corominas indica a planta queiroa (queirúa, queiruga), com base em *cariola de origem desconhecida, donde procedem os apelidos Quiroga, Quirós, Queiroz e Queirós.(1) 

Quiroga é uma planta do género Calluna cujo nome em galego-português tem as variantes queiroga, queiruga, queiroa, queiró; também é conhecida por urze, uz, torga e vários outros nomes. A etimologia de queiroga ou queiró é desconhecida, mas poderá estar relacionada com a raiz pré-romana ou céltica *car- ou *kar- «pedra, lugar pedregoso; duro».

1. https://papelmarelo.blogspot.com/2020/02/toponimia-do-concello-de-quiroga-por.html

16 novembro 2025

RIO MAIOR

RIO MAIOR

Cidade, freguesia, concelho e rio do Ribatejo, Portugal.

«Rio Maior, anterior lugar e mais tarde freguesia do termo da vila de Santarém, passa a ser sede do concelho de Rio Maior, com a criação do mesmo, a 6 de novembro de 1836. Nesta data, a localidade de Rio Maior foi elevada a vila e sede de concelho. A 14 de agosto de 1985 foi elevada a cidade.»(1)

«A freguesia de Rio Maior ocupa a zona centro e oeste do respetivo concelho e recebe a designação do rio que nasce no seu território, mais propriamente no local designado por Bocas, lugar de Freiria(2)

O pequeno rio Maior é um afluente do Tejo.

O concelho de Rio Maior é famoso pela suas salinas de sal-gema, chamadas Salinas da Fonte da Bica.

Erro toponímico

O jornal The Portugal News é publicado em inglês e dirigido aos expatriados, sem problemas financeiros, que vivem em Portugal. Esta semana publicou um artigo que deve ter sido escrito por ChatGPT ou outra inteligência artificial e não foi revisto por humanos. O artigo refere-se à instalação de centrais solares no distrito de Castelo Branco, na Beira Baixa, contestadas pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. A inteligência artificial deve ter confundido "distrito" em Portugal, que é equivalente a uma província, com "distrito" no Brasil e "district" em inglês, ambos equivalentes a bairro. Assim, o texto refere-se ao município brasileiro de Itabira como sendo afetado por estas centrais no distrito de Castelo Branco português! Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, localiza-se no estado de Minas Gerais. Entretanto verifiquei que na cidade brasileira existe a Avenida Castelo Branco, em homenagem ao marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente do regime militar do golpe de 1964. Concluo que a inteligência artificial misturou o distrito de Castelo Branco português com a avenida, zona ou "district" de Castelo Branco no município brasileiro de Itabira. Noutras cidades brasileiras também há bairros com o nome Castelo Branco.

Ver também:
Idanha-a-Nova.
Itabira.

15 novembro 2025

SERPA

SERPA

Cidade e concelho do Baixo Alentejo, Portugal, na margem esquerda do Rio Guadiana, entre Moura e Mértola.

A origem do topónimo é incerta, mas algumas hipóteses apontam para a serpe ou serpente. A serpe ou serpente alada, representada no brasão municipal, é uma figura mitológica de um réptil alado de duas patas, aparentado ao dragão. Serpe e serpente são palavras de origem latina.

Algumas explicações para o nome de Serpa:
– «O termo "Serpa" pode ter origens pré-romanas, possivelmente relacionadas a antigas palavras para "serpe" ou "cobra", ou a um hidrónimo.»(1)
– «Do topónimo pré-romano Serpa, através do arábico Xerba.»(2)
– Derivado do árabe Xarba, «poção».(3)
– «O sobrenome "Serpa" tem sua origem nos termos "sarpeja" ou "serpa", que em latim representa uma espécie de arma utilizada para capturar animais, e também o nome do animal serpente.»(4)
– «Serpa adoptou a serpente, nomeadamente a serpente alada, ou seja, a enunciada na Lenda da Serpente do rio Anas [ Guadiana ], como o seu símbolo maior. O brasão de Serpa não engana – na zona inferior do escudo, lá se encontra a serpente portadora de magníficas asas, em tom prateado. Mas não está sozinha. No Baixo Alentejo, para não irmos mais longe, há substanciais relatos lendários com serpentes ou cobras como heroínas ou vilãs. (...) Tudo isto parece reforçar a ideia remota da Península Ibérica ser uma terra de serpentes, a Ophiussa que os Gregos proclamavam. A carga que tal designação carrega é misteriosa. A serpente sempre foi um animal de contrastes.»(5)

O queijo Serpa, com Denominação de Origem Protegida, é um queijo produzido com leite cru de ovelha.

14 novembro 2025

RIO GRANDE — RÍO BRAVO — TÓ BA'ÁADI

RIO GRANDE — RÍO BRAVO — TÓ BA'ÁADI

Rio da América do Norte, com cerca de 3.051 km. Nasce no estado do ColoradoEUA, e desagua no Golfo do México (Gulf of America) entre o Texas e o estado de TamaulipasMéxico.

Nos Estados Unidos da América é chamado Rio Grande, sem tradução, a partir do nome original em castelhano Río Grande, também chamado Río del Norte. No México é conhecido como Río Bravo del Norte ou Río Bravo. O nome em navajo é Tó Ba'áadi, «rio feminino», porque o seu curso é para sul, o que é associado ao género feminino na cosmologia navaja.

Na altura da independência do México, em 1821, todo o Rio Grande encontrava-se em território mexicano. Após a guerra com os Estados Unidos da América e anexação de mais de metade do território mexicano pelos EUA, pelo Tratado de Guadalupe-Hidalgo de 1848, o rio a norte de El Paso e Ciudad Juarez ficou nos atuais estados de New Mexico e Colorado. Daí até à foz tornou-se a fronteira internacional entre os EUA e o México, mais precisamente entre o Texas e vários estados mexicanos.

Dos 3.145 km de fronteira entre os EUA e o México, o Rio Grande, desde El Paso / Ciudad Juarez até à foz, constitui cerca de 2.020 km (mais de 64%) desta fronteira.


 

13 novembro 2025

SINALOA

SINALOA
Estado Libre y Soberano de Sinaloa

Um dos 31 estados do México, no noroeste do país, com capital em Culiacán.

A versão mais aceite sobre a origem do nome Sinaloa é que deriva da palavra cahita sina, «pitaya», uma planta comum com caules espinhosos e carnudos, e lobola, «arredondado». Assim, em conjunto,  sinalobola significa «pitaia arredondada». Posteriormente este nome foi abreviado para Sinaloa.(1)

«Sinaloa es el estado agrícola más importante del país, lo que ha hecho que se gane el apodo de "el granero de México", cuenta además con la flota pesquera más grande a nivel nacional y culturalmente es conocido por su música, típica de banda sinaloense o tambora.(...)
Pues bien, la palabra Sinaloa viene de la lengua cahita y se compone de las voces "sina" que significa pithaya y "lobola", que significa redondeado, así que "Sinalobola" significa pithaya redonda.»(2)

Desde antes do início da Guerra da Independência, em 1810, Sonora e Sinaloa constituíam o Estado de Occidente. Separam-se em 1830.

12 novembro 2025

LAGOA (Paraíba)


LAGOA

Cidade e município do estado da Paraíba, na Região Nordeste do Brasil.

Lagoa pertenceu ao município de Pombal. Em 1938 foi alterado o nome do distrito de Lagoa para Nhandu, que significa «ema», já que era uma ave abundante na região. Em foi retomada a antiga denominação de Lagoa. Em 1961 foi instalado o município de Lagoa e elevado o distrito à categoria de cidade.(1)

Lagoa como substantivo: lago de pequenas dimensões; depressão de terreno de pouca profundidade; certa quantidade de água estagnada ou lodosa. Do latim lacunam.(2) Extensão de água mais pequena que um lago, rodeada de terra por todos os lados e com pouca profundidade; pântano; paul. Do latim lacuna-, «charco».(3)

Em Portugal existem também os municípios de Lagoa nos Açores e no Algarve.

LAGOA (Açores e Algarve)

LAGOA

LAGOA — Cidade e concelho da Ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, Portugal.
«À semelhança da homónima algarvia, também esta povoação parece dever o nome à lagoa que nela existiu (junto à igreja matriz) e, entretanto, foi aterrado. (...) Antes da primeira colonização local e por ordem do infante D. Henrique, foi feito, diz a tradição, um lançamento de gado, sobretudo lanígero, o que explica a sua designação Porto dos Carneiros que, então passou a ser dada a este local.»(1)

LAGOA — Cidade e concelho do Algarve, Portugal.
«A cidade terá tido origem num aglomerado populacional que nasceu à volta de uma lagoa e dela tomou o nome. Os pântanos e charcos foram entretanto, secos, ampliando a área de terrenos férteis e sugerindo a fixação de mais gente - em 1773 era elevada a vila e sede de concelho.»(1)
Lagoa fica relativamente perto de Albufeira, cujo nome árabe também está relacionado com lago ou lagoa.

«Do latim vulgar lacuna, 'lagoa'. É também usado na Galiza. Existem os derivados Lagoaça, Lagoaceiro, Lagoachos, Lagoaço, Lagoal, Lagoalva, Lagoão, Lagoas, Lagoeira, Lagoeiro, Lagoela (de lacunella, 'lagoazinha'), Lagoiços e Lagoinha.»(2)
Lagoa como substantivo: extensão de água mais pequena que um lago, rodeada de terra por todos os lados e com pouca profundidade; pântano; paul. Do latim lacuna-, «charco».(2)

Ver também:
- LagoaParaíba, Brasil.

1. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.
2. infopedia.pt

11 novembro 2025

PERTH — BOORLOO

PERTH — BOORLOO

Capital do estado da Austrália Ocidental (Western Australia).

O nome da cidade deriva de Perth, na Escócia, em homenagem ao Secretário de Estado da Guerra e das Colónias e membro da Câmara dos Comuns britânica pelo condado de Perthshire, Sir George Murray (1772-1846).

Ante da chegada dos europeus a região já era habitada pelo povo Whadjuk Noongar. Na sua língua a cidade é chamada Boorloo, com o significado de «rio» ou «grande pântano».

Ver também:

Perth, Escócia.

 

PERTH — PEAIRT

PERTH — PEAIRT

Capital do condado histórico de Perthshire (Siorrachd Pheairt), Escócia, Reino Unido.

O nome Perth deriva de uma palavra picta para «bosque, mata». Durante grande parte do final da Idade Média, era conhecida pelos habitantes de língua escocesa como St John’s Toun ou Saint Johnstoun, porque a igreja central era dedicada a São João Batista. O nome Perthia era reservado para a área mais vasta. Após meados do século XVII, Perthia tornou-se Perth Shyre e St John's ton passou a ser conhecida como Perth.

O nome em gaélico escocês é Peairt.

Ver também:

- Perth, Austrália.

 

09 novembro 2025

BATALHA

BATALHA

Vila, freguesia e concelho da Beira Litoral, Portugal.

«O povoamento da freguesia da Batalha (criada em 1512) é, provavelmente, pré-histórico e sabe-se que os Romanos a habitaram, pelo menos em grande parte da sua área. A povoação, vila desde 1500, teve início com os operários das obras do mosteiro, mandado construir por D. João I, três anos depois da Batalha de Aljubarrota, em 1385, por voto a Nossa Senhora, no confronto que opôs Portugueses a Castelhanos, e a ele deve o nome. No tempo da fundação do mosteiro (entretanto, classificado, pela UNESCO Património da Humanidade), o actual concelho da Batalha pertencia à freguesia de São Martinho de Leiria(1)

«Referência à Batalha de Aljubarrota, no caso do topónimo do distrito de Leiria. Há outras localidades com o mesmo nome, cuja derivação se refere geralmente a outras batalhas.»(2)

A palavra batalha deriva do latim tardio battualia-, «esgrima».(2)

1. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.

QUARAÍ

QUARAÍ

Município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, junto à fronteira com a cidade de ArtigasUruguai. A fronteira é marcada pelo Rio Quaraí (Cuareím em castelhano), que desagua no Rio Uruguai, junto à Ilha Brasileira. A Ponte Internacional da Concórdia liga Quaraí a Artigas.

«A palavra Quaraí é uma composição de origem indígena que na linguagem tupi-guarani significa "Rio das Garças", ou ainda "Rio do Sol".»(1) Antigamente escrevia-se Quarahy.

Outra explicação, guarani, para Cuareím:
«De îcuá, fuente, pozo. O do cuá, agujero e í, pequeño: agujerito. Más probable: de cuá, agujero, hoyo, e î agua; río que brota de un hoyo.»(2)

07 novembro 2025

ALBUFEIRA


ALBUFEIRA

Cidade, freguesia e concelho do Algarve, Portugal.

«Do árabe al buhaira, 'lagoa'.»(1)

«Os Árabes, depois de os Romanos a terem baptizado de Baltum, chamaram-lhe Al-Buhera, expressão de que deriva o actual nome da cidade e significa «castelo do mar» ou «pequeno mar», numa provável alusão à sua proximidade ao oceano ou lagoa que, então se formava na parte baixa da povoação.»(2)

«A primitiva povoação foi ocupada pelos Romanos que lhe deram o nome de Baltum.(...)
O topónimo Albufeira provem da denominação árabe Al-buhera que significa "castelo do mar", razão que poderá estar ligada à proximidade do oceano ou da lagoa que se formava na zona baixa da localidade. Os árabes construíram sólidas fortificações defensivas, tornando-a quase inexpugnável.»(3)

Albufeira, como substantivo: lagoa formada pelo mar e suas marés; represa artificial de águas pluviais, dos rios ou do degelo; água que escorre das azeitonas quando estão amontoadas. Do árabe al-buháira, «lago, lagoa».(1)

1. infopedia.pt
2. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.
3. https://www.cm-albufeira.pt/historia

SAN DIEGO

SAN DIEGO

Cidade e condado do sul da CalifórniaEstados Unidos da América. A parte meridional da cidade, a sul de Chula Vista, localiza-se junto à fronteira com Tijuana, Baixa CalifórniaMéxico.

O navegador português João Rodrigues Cabrilho (Cabrillo para os espanhóis e americanos) foi o primeiro europeu que visitou a costa oeste dos atuais Estados Unidos da América. Chegou à Baía de San Diego em 1542, ao serviço da Monarquia Hispânica. San Diego é assim considerado o lugar de nascimento da Califórnia (Alta Califórnia). O nome inicial da baía foi San Miguel, mas em 1602 Sebastián Vizcaíno, em missão de cartografia, chamou-lhe San Diego, por ter lá chegado no dia de São Diogo de Alcalá (San Diego, o santo falecido em Alcalá de Henares em 1463) e porque o seu navio também se chamava San Diego.

Em 1769, o catalão Gaspar de Portolá, governador das Califórnias, fundou o forte chamado Presidio Real de San Diego. No mesmo ano o frade maiorquino Junípero Serra fundou a Misión San Diego de Alcalá, a primeira missão (franciscana) na Alta Califórnia.

San Diego foi a base da colonização espanhola da Alta Califórnia. A região fez parte do México independente e ficou integrada na Califórnia dos EUA após o Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848. 

O Camino Real de California, também chamado El Camino Real, era um caminho de quase 1000 km que ligava as 21 missões espanholas na Alta Califórnia, desde a Misión San Diego de Alcalá até à Misión San Francisco Solano, atualmente na cidade de Sonoma.

O povo Kumeyaay (ou Diegueño) chamava à localidade Kosa'aay, «lugar de secagem", e à baía. Depois da fundação de San Diego chamaram-lhe Tepacul Watai, «grande amontoado».

Em San Diego, tal como no resto da Califórnia, há uma grande comunidade de Portugueses e seus descendentes, principalmente oriundos dos Açores. A comunidade portuguesa de San Diego realiza todos os anos o Cabrillo Festival.

 

06 novembro 2025

MACHICO

MACHICO

Cidade, freguesia e concelho do leste da ilha e Região Autónoma da Madeira, Portugal.

«Muitas hipóteses se têm levantado acerca da origem do nome de Machico. A mais conhecida, e não menos polémica, reside na lenda romântica dos malogrados amantes ingleses Robert Machim e Ana d'Arfet. O nome desta localidade parece que advém da corruptela da palavra Machim.»(1)

«Neste concelho desembarcaram pela primeira vez os descobridores [ portugueses ] da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420. O topónimo deriva de Roberto Machim, o primeiro descobridor da Madeira, que, em 1377, ao dirigir-se para o Sul de França, viu a sua embarcação ser arrastada pelos ventos para a Madeira.»(2)

«O topónimo deriva segundo vários autores da semelhança com a região de Monchique (serra do Algarve), ou do nome de um marinheiro que acompanhou a expedição de Zarco, na demanda à ilha da Madeira, outros julgam ser Roberto Machim (Lenda de Machim), que terá sido o primeiro descobridor [ inglês ] da Madeira, quando, em 1377, ao dirigir-se para o sul de França, viu a sua embarcação ser arrastada pelos ventos para a Madeira. Esta última teoria foi muito defendida no século XVII e no século XIX, para defender interesses ingleses na ilha da Madeira.»(3)

05 novembro 2025

CHULA VISTA

CHULA VISTA

Cidade do condado de San Diego, no sul da CalifórniaEstados Unidos da América. Localiza-se entre San Diego e TijuanaBaixa CalifórniaMéxico.

Chula Vista significa «bela vista» em castelhano.(1)

No período colonial espanhol, no final do século XVIII o território onde se situa Chula Vista fez parte do Rancho del Rey, o qual foi chamado Rancho de la Nación após a independência mexicana. Como o resto da Alta Califórnia, a região de Chula Vista ficou integrada na Califórnia dos EUA após o Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848.

1. https://www.chulavistaca.gov/residents/about-chula-vista

03 novembro 2025

IDANHA

IDANHA

IDANHA-A-NOVA — Vila, freguesia e concelho da Beira Baixa, Portugal.

IDANHA-A-VELHA — Vila e freguesia do concelho de Idanha-a-Nova.

Em Idanha (a Velha) «existiu uma cidade de fundação romana (século I a. C.) chamada Civitas Igaeditanorum; mais tarde, não se sabe desde quando, foi município romano. No período visigótico passou a ser nomeada Egitânia; depois foi a Exitânia dos muçulmanos e, finalmente, a Idanha portuguesa. O adjectivo "velha" foi-lhe acrescentado aquando da fundação de Idanha-a-Nova, em 1187.»(1)
Idanha (a Nova) desenvolveu-se «a partir do castelo aqui mandado edificar, em 1187, por D. Gualdim Pais. (...) Foi elevada à categoria de vila por D. Sancho I que a doou à Ordem dos Templários em 1206. D. Afonso II confirmou a doação e baptizou-a de Idanha, a que mais tarde se juntou o designativo "a Nova", para a distinguir da outra, mais antiga, embora também esta passasse, na altura, a chamar-se "a Velha".»(1)

«Do topónimo de origem pré-romana Igaeditania, 'a cidade dos Igaeditani', que no baixo-latim deu Egitania(2)

Ver também:
- erro toponímico.

1. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.
2. infopedia.pt

PEROGUARDA

PEROGUARDA

Freguesia do concelho de Ferreira do AlentejoBaixo Alentejo, Portugal.

«A sete quilómetros da sede do concelho, a localidade de Peroguarda situa-se numa das mais importantes regiões cerealíferas do País. É a típica aldeia alentejana, em toda a sua dimensão. Está no extremo oriental do concelho e no seu limite com o de Beja, ao qual, aliás, pertenceu até ao século [ XIX ]. O seu povoamento é muito antigo.

Quanto ao nome da localidade, parece estar relacionado com alguma figura importante durante a Idade Média. Um tal de Pero Guarda, muito provavelmente, que aqui viveu e foi dono da terra, e que depois de morrer lhe deixou o seu nome como imorredoiro legado. Em termos eclesiásticos, Peroguarda foi um curato da apresentação do arcebispo de Évora, antes da criação da diocese de Beja, passando posteriormente a priorado. Peroguarda é uma das aldeias mais alentejanas do Alentejo. Tanto que, aquando do concurso "Aldeia mais portuguesa", organizado pelo Secretariado Nacional de Propaganda durante a ditadura salazarista (1938), foi uma das quatro aldeias da região a ser visitada, porque simbolizava bem o Alentejo.»

A padroeira de Peroguarda é Santa Margarida. O etnomusicólogo Michel Giacometti encontra-se sepultado no cemitério de Peroguarda, conforme era seu desejo.

https://ferreiradoalentejo.pt/freguesias/uniao-freguesias-alfundao-peroguarda/divisao-administrativa-freg-alfu-pero/

MOSCOVO — МОСКВА

МОСКВА — MOSCOVO

Capital e maior cidade da Rússia, situada na parte europeia da federação.
Entre 1713 e 1918 a capital da Rússia foi São Petersburgo (Санкт-Петербург).

O nome de Moscovo (em russo Москва, Moskva)(a) é o mesmo do rio que atravessa a cidade.
Há várias explicações para a origem do nome do rio:
– Da raiz proto-balto-eslava *mŭzg-/muzg-, do proto-indo-europeu *meu-, «molhado, húmido».
– Das formas bálticas *Mask-(u)va, *Mask-ava ou *Mazg-(u)va, *Mazg-ava.
– De Mustajoki, «rio negro», que seria o nome dado pelos povos fino-úgricos Merya e Muroma.

Existem topónimos iguais ou semelhantes noutros países eslavos. Na Ucrânia o pequeno rio Moskva (Москва) teve o nome alterado para Silʹsʹkyy potik (Сільський потік), com base numa lei anti-russa.

a) - No Brasil é usada a forma Moscou.

02 novembro 2025

FERREIRA DO ALENTEJO

FERREIRA DO ALENTEJO

Vila e concelho do Baixo Alentejo, Portugal.

«Do latim ferraria, 'mina de ferro'. Tem os derivados Ferreirinha, Ferreirinho, Ferreirinhos, Ferreiro, Ferreiró (de ferrariola, 'pequena mina de ferro') e Ferreiros (e a sua forma composta Ferreiros de Tendais).»(1)

Uma explicação lendária da origem do nome refere a existência duma vila romana chamada Singa, localizad onde agora se situa Ferreira do Alentejo, que foi atacada pelos bárbaros. Uma mulher de um ferreiro, por isso apelidada Ferreira, ter-se-á oposto aos invasores germânicos com um malho em cada mão. A Ferreira encontra-se numa estátua na vila e no brasão municipal.(2)

1. infopedia.pt
2. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.

01 novembro 2025

SANTIAGO — SANTIAGO DE CHILE

SANTIAGO — SANTIAGO DE CHILE

Capital e maior cidade do Chile.

Em 1541, Pedro de Valdivia fundou a cidade de Santiago de la Nueva Extremadura ou Santiago del Nuevo Extremo, em honra do apóstolo Santiago Maior, patrono de Espanha.

Ver também:
- Santiago de Compostela, Galiza.

 

DAKHA — ঢাকা — DACA

DAKHA — ঢাকা — DACA

Capital e maior cidade do Bangladesh.

Algumas explicações para a origem do nome de Dakha:
– Da árvore chamada dhak (পলাশ, Butea monosperma).
– Do instrumento musical chamado dhak (ঢাক).
– Do Templo Dhakeshwari (ঢাকেশ্বরী).
– De Dhakkaiyya ou Dhakka, «torre de vigia, atalaia».

 

MARVÃO

MARVÃO
Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão

Vila, freguesia e concelho do Alto Alentejo, Portugal, no topo da Serra do Sapoio, junto à fronteira com a Extremadura espanhola.

«Do antropónimo arábico Marwan»(1), provavelmente do nome do líder rebelde muladi Ibn Maruán (2), também conhecido como Ibne Maruane, Abderramão, Ibn Marwan al-Yil'liqui ("o Galego") e outras variantes.
Outra hipótese indica «o nome de um governador de Mérida, na época muçulmana, chamado Morwana ou, então, no do seu filho Ibn Marwan. Estudos recentes de António Gouveia apontam, porém, no sentido de fazer derivar Marvão da união de três elementos léxicos assírios-caldaicos Mar-u-Anw, o mesmo que "grande filho de Deus do Céu", Marvão identifica também a serra onde se situa esta vila e que, subdividida em dois ramos, se estende até aqui e, mais a ocidente, até Castelo de Vide.»(3)

1. infopedia.pt
2. https://www.cm-marvao.pt/concelho/historia/as-origens/
3. FONSECA, João, Dicionário do Nome das Terras.

BLAENAU GWENT

BLAENAU GWENT Uma das divisões administrativas ( county borough / prif ardaloedd Cymru ) do  País de Gales , Reino Unido. A sua sede é em E...