30 junho 2025

LIECHTENSTEIN

LIECHTENSTEIN
Fürstentum Liechtenstein — Principado do Liechtenstein

Microestado localizado entre a Suíça e a Áustria, fundado em 1719, independente com a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico em 1806 e membro da Organização das Nações Unidas desde 1990. A sua capital é Vaduz. O país tem somente 160,5 km² de superfície (a maioria dos municípios portugueses são maiores) e apenas 40 mil habitantes; tem 24 km de norte a sul e 9 km na largura máxima.

A família nobre austríaca da Casa de Liechtenstein (Haus Liechtenstein) possuía o Castelo de Liechtenstein (Burg Liechtenstein), a sul de Viena. A família Liechtenstein necessitava de um território diretamente sujeito ao domínio imperial para ser admitida no Conselho Imperial dos Príncipes do Sacro Império Romano-Germânico. Assim, em 1719 adquiriu o Condado de Vaduz e o Senhorio de Schellenberg. O imperador Romano-Germânico Carlos VI (Karl VI) unificou o território e decretou a sua elevação a principado (Reichsfürstentum), com o nome da família Liechtenstein.

O nome Liechtenstein deriva do alemão lichten, «claro», e stein, «pedra», portanto «pedra clara». A palavra alemã licht era originalmente escrita liecht. O castelo ancestral da família, na Áustria, foi construído sobre uma rocha de cor clara no século XII.

O Liechtenstein não pertence à UE, mas faz parte do Espaço Schengen. Tem uma união aduaneira e monetária com a Suíça.

O atual Chefe de Estado do Liechtenstein é Sua Alteza Sereníssima Príncipe Hans-Adam II, com os seguintes títulos, em alemão: Fürst von und zu Liechtenstein, Herzog von Troppau und Jägerndorf, Graf zu Rietberg, Regierer des Hauses von und zu Liechtenstein.

 

29 junho 2025

MASCATE — مَسْقَط — MASQAṬ

MASCATE — مَسْقَط — MASQAṬ

Capital do Sultanato de Omã.

A origem do nome de Mascate é incerta. Algumas teorias:
⬧ Do árabe moscha, «couro, pele insuflada».
⬧ De «ancoradouro» ou lugar de «lançar a âncora».
⬧ Do árabe «lugar de queda» ou «escondido». Ptolemeu referiu Cryptus Portus, «Porto Escondido» e Moscha Portus, que podem ser Mascate.
⬧ Do persa antigo muscat, «forte aroma». Mascate era um porto de comércio de incenso. 

Os Portugueses instalaram-se na região no início do século XVI e ficaram em Omã até 1650. Afonso de Albuquerque conquistou Mascate em 1507.

Referência a Mascate n' Os Lusíadas de Luís de Camões (10-40):

«Ali do sal os montes não defendem
De corrupção os corpos no combate,
Que mortos pela praia e mar se estendem
De Gerum, de Mazcate e Calaiate;
Até que à força só de braço aprendem
A abaxar a cerviz, onde se lhe até
Obrigação de dar o reino inico
Das perlas de Barém tributo rico»

 

ÁGUAS DE SÃO PEDRO

ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Município da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, estado de São Paulo, Brasil.

A estância de Águas de São Pedro foi fundada em 1934, aproveitando as fontes termais da região. Em 1940 o Governo do Estado criou a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro. O município de Águas de São Pedro foi criado em 1948, emancipando-se de São Pedro.

Com uma área de 5,54 km², sem zona rural, é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, depois de Santa Cruz de Minas.

Águas de São Pedro é a única cidade brasileira projetada e construída com a finalidade de ser uma estância hidromineral.

28 junho 2025

OMÃ — عُمان — OMAN

OMÃ — عُمان — OMAN

País do lado oriental da Península Arábica. A sua capital é Mascate (مَسْقَط). A norte inclui enclaves nos Emirados Árabes Unidos: Mada (مَدْحَاء, Madha) e a Península de Moçandão (شبه جزيرة مسندم, Musandam)*, esta no lado sul do Estreito de Ormuz.

O topónimo Omã deriva provavelmente de ʿāmin ou ʿamūn, «sedentários», por oposição aos Beduínos nómadas. Outra hipótese é o nome de um vale no vizinho Iémen. O nome completo do país é Sultanato de Omã (سَلْطَنَة عُمان, Salṭanat ʿUmān).

Os Portugueses instalaram-se na região no início do século XVI e ficaram em Omã até 1650. Afonso de Albuquerque conquistou Mascate em 1507.

*  Referência a Moçandão n'Os Lusíadas de Luís de Camões (10-102):

Olha o Cabo Asaboro, que chamado
Agora é Moçandão, dos navegantes;
Por aqui entra o lago que é fechado
De Arábia e Pérsias terras abundantes.
Atenta a ilha Barém, que o fundo ornado
Tem das suas perlas ricas, e imitantes
À cor da Aurora; e vê na água salgada
 Ter o Tígris e Eufrates ũa entrada.  

SHANGRI-LA — XANGRILÁ

SHANGRI-LA — XANGRILÁ

Lugar fictício e utópico criado por James Hilton no romance Lost Horizon (Horizonte Perdido) de 1933.

Shangri-La localiza-se supostamente no Tibete, algures na Cordilheira Cunlum (ཁུ་ནུ་རི་རྒྱུད). É um paraíso terrestre, de harmonia, felicidade permanente e longevidade extraordinária dos habitantes. O paraíso taoísta também se localiza na Cordilheira Cunlum. Shangri-la está relacionado com Sambala ou Shambhala, um lugar místico do budismo tibetano.

Em 1942 o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, deu o nome de Shangri-La ao seu retiro de férias no Catoctin Mountain Park, Maryland. Em 1953 o presidente Eisenhower mudou o nome para Camp David, em honra do seu pai e do seu neto, ambos chamados David.

A cidade de Zhongdian (中甸县), chamada Gyalthang (རྒྱལ་ཐང་) pelos tibetanos, na província chinesa de Yunnan (云南), teve o seu nome mudado em 2001 para Shangri-La (香格里拉), com o intuito de promover o turismo.

☛ Xangri-lá é um município no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

☛ Shangrilá é um bairro e estância balnear de Ciudad de la CostaUruguai

 

26 junho 2025

EGIPTO — مصر — Miṣr

EGIPTO — مصر — Miṣr — Ⲭⲏⲙⲓ — Kṃt

País do nordeste da África, atravessado pelo Rio Nilo (نهر النيل). Inclui a Península do Sinai (شبه جزيرة سيناء), situada no sudoeste da Ásia, separada pelo istmo e Canal do Suez (قناة السويس). A sua capital é o Cairo (القاهرة).

O nome do Egipto em português e outras línguas deriva do grego Αἴγυπτος (Aígyptos) e do latim Aegyptus, com origem provável no antigo egípcio Hut-Ka-Ptah, «Casa do Ka de Ptá». O Ka é uma das partes da alma e Ptá era um dos deuses criadores na mitologia egípcia. Hutkaptah designava a cidade de Menfis (منف).

Em árabe, língua oficial do Egipto moderno, o nome do país é مصر (Miṣr; em árabe egípcio Maṣr), cognato do hebraico bíblico מצרים / מִצְרָיִם (Miṣráyīm, Mitzrayim, Mizraim, Misraim), significando «os dois estreitos» ou «duas fronteiras», em referência à separação entre o Alto e o Baixo Egipto. Em acadiano era Mi-iṣ-ru, relacionado com miṣru, «fronteira, limite».

No Antigo Egipto o nome mais comum para o país era Kṃt (Quemete), com o significado de «Terra Negra» ou «Terra Fértil», relativa às terras férteis dos aluviões do Nilo, em contraste com a Dšṛt (Dexerete), «Terra Vermelha», relativa ao deserto.

Entre 1958 e 1961 a República Árabe Unida (الجمهورية العربية المتحدة) juntou o Egipto e a Síria. Esta denominação continuou sendo usada pelo Egipto até 1971. O atual nome completo é República Árabe do Egipto (جمهورية مصر العربية, Jumhūriyyat Miṣr al-ʿArabiyyah).

Em português é válida e usada a ortografia Egito, mas o gentílico é egípcio, mantendo o p.


 

MAGOITO

MAGOITO

Localidade da antiga freguesa de São João das Lampas, concelho de SintraEstremadura, Portugal.

O topónimo tem origem árabe, segundo Paulo Castro Garrido: «Magoute / Magoito: ماخوذ | māḫūḏ, “pegar, ir caçar, superar”».(1) Por sua vez, Frederico Mendes Paula deriva Magoito de «Maqhut, árido».(2)

«Fernandes (1999, pp. 404-405) identifica neste topónimo o elemento mag-, segundo ele, uma raiz pré-romana com o significado de ‘elevação, colina, campo’, que define uma extensa série de topónimos em Portugal».(3)

25 junho 2025

IMPÉRIO ROMANO — IMPERIUM ROMANUM

IMPÉRIO ROMANO — IMPERIUM ROMANUM — ΒΑΣΙΛΕΊΑ ΤΩ͂Ν ῬΩΜΑΊΩΝ

Período do domínio de Roma antiga, entre 27 a.C. e 395 d.C., com os territórios conquistados pelo Senado e Povo Romano (SPQR) além do limite da cidade. Na sua máxima extensão o Império Romano abrangia grande parte da Europa, Norte de África e Ásia Ocidental.

O Império sucedeu à República Romana (Res Publica Romana), a qual já tinha conquistas imperiais. Formalmente o Império Romano era um Principado, onde o imperador tinha o título de príncipe (de princeps, «primeiro» em latim). O título imperator (de imperare, «ordenar, comandar») já era atribuído na República aos generais e cônsules que conquistavam territórios. No Principado, imperator foi um dos títulos outorgados ao príncipe, o chefe máximo, o primus inter pares (primeiro entre iguais).

A partir de 395 o Império passou a ter também uma corte imperial em Constantinopla (Bizâncio), dando origem ao que a historiografia moderna considera a divisão entre Império Romano do Ocidente (latino) e Império Romano do Oriente ou Império Bizantino (grego). O Império Bizantino durou até 1453, quando Constantinopla foi tomada pelos Otomanos.

Ver também:

Roma.

 

VANCOUVER

VANCOUVER

⬧ Cidade da província de British ColumbiaCanadá. ⬧ Ilha da mesma província.

O topónimo Vancouver deriva do explorador britânico George Vancouver (1757-1798) cuja família era originária de Coevorden / Coevern, nos Países Baixos, ou seja em neerlandês van Coevern, que significa «de Coevern» e deu o nome Vancouver.

A cidade de Vancouver localiza-se na parte continental da província de British Columbia, é a sua maior cidade, mas não é a capital. Na ilha de Vancouver, a maior da província, localiza-se a cidade de Victoria, que é a capital provincial.

George Vancouver está na origem de vários outros topónimos, incluindo a cidade de Vancouver, no estado de WashingtonEUA.

Ver também:
CoevordenPaíses Baixos

24 junho 2025

TRANCOSO

TRANCOSO

Cidade, freguesia e concelho da Beira Alta, Portugal. 

«Do português arcaico troncoso, 'cheio de troncos'. Aparece na Galiza sob as formas Troncoso e Troncosa. Tem os derivados Trancosã, Trancosão, Trancoselinho, Trancoselo, Trancoselos, Trancosinho, Tronco, Troncoselo e Troncoso.» (infopedia.pt)

☛ Ver também:
- TrancosoBrasil.

ORMUZ — هرمز — HORMUZ

ORMUZ — هرمز — HORMUZ

Cidade, ilha e nome do estreito entre o Mar Arábico (بحر العرب) e o Golfo Pérsico (خلیج فارس). A ilha localiza-se perto da cidade de Bandar Abbas (بندرعباس), conhecida pelos portugueses como Cambarão e Porto Comorão, Gombroon para os ingleses. Ormuz e Bandar Abbas fazem parte da província de Hormosgão (استان هرمزگان; Hormozgan), no sul do Irão.

«O nome de Ormuz baseia-se numa combinação de Hur-Muz, «Lugar das Tâmaras» ou, mais provavelmente, na palavra grega para «enseada, baía», Όρμος (ormos), tal como a descrição da geografia da velha Ormuz a coloca junto a uma baía estreita».*

Ormuz foi conquistada por Afonso de Albuquerque no início do século XVI. Os portugueses construíram na ilha o Forte de Nossa Senhora da Conceição de Ormuz (قلعه هرمز) e permaneceram até 1622.

Também é usada a grafia Hormuz, nomeadamente em textos em inglês.

* - https://iranologie.com/the-history-page/the-kingdom-of-hormuz/

23 junho 2025

COEVORDEN

COEVORDEN — KOEVORDEN

Cidade e município da província de DrenthePaíses Baixos.

O nome tem origem em koevoorde, que significa «vau das vacas» ou «passagem das vacas», à semelhança de Oxford, «vau do bois», ou Bósforo, «passagem do gado». Era o local onde os camponeses deixavam as suas vacas atravessar o rio por um vau.

No dialeto de Drenthe do baixo-saxão neerlandês o nome da cidade é Koevern ou Coevern. A família do explorador britânico George Vancouver era originária de Coevern, ou seja em neerlandês van Coevern, o que resultou no nome Vancouver. Entre outros topónimos, as cidades de Vancouver, na província de British Columbia, Canadá, e Vancouver, no estado de WashingtonEUA, devem o nome a George Vancouver.

 

22 junho 2025

ROMA

ROMA

Capital e maior cidade da Itália. Foi a capital do Império Romano e tornou-se um dos principais centros da civilização ocidental e cristã.

Roma tem diversos títulos, tais como Cidade Eterna (Urbs Aeterna, Città eterna), Capital do Mundo (Caput Mundi, capitale del mondo) e, por antonomásia, a Cidade (Urbs, Urbe). Também é chamada Cidade das Sete Colinas (Septimontium, Sette colli di Roma).

Há diversas teorias sobre a origem do nome de Roma:
⬧ Segundo o mito fundador, os gémeos Rómulo e Remo foram amamentados por uma loba; o nome Roma deriva de Rómulo, o primeiro rei da cidade.
⬧ A Figueira Ruminal (Ficus Ruminalis), árvore dedicada à deusa Rumina, que presidia à amamentação, é relacionada com o mito de Rómulo e Remo.
⬧ A palavra etrusca ruma tem a raiz *rum-, «teta», em referência à loba que amamentou Rómulo e Remo, ou à forma dos montes Palatino e Aventino, ou a um meandro do Rio Tibre (Tiberis, Tevere);
Rumon ou Rumen era o nome arcaico do Tibre, relacionado com o verbo grego ρέω (rhèo), «fluir», em latim ruo, «precipitar-se, apressar-se».
⬧ A palavra etrusca rumor, significa «barulho», relativa ao barulho das águas do Tibre.
⬧ A palavra etrusca rhome, significa «duro», cognata da palavra grega ρώμη (rhōmē), «força, vigor».
⬧ Roma ou Reúma era uma concubina de Nacor, irmão de Abraão. (Génesis, 22:24)
⬧ O nome místico de Roma seria Amor, invertido porque não podia ser reproduzido publicamente.

No brasão de Roma encontra-se a sigla SPQR, já usada na antiga República Romana (Res Publica Romana) e no Império Romano (Imperium Romanum). Corresponde à frase latina Senatus Populusque Romanus, «O Senado e o Povo de Roma».

Roma é a única cidade do Mundo que tem no seu interior um estado soberano — a Cidade do Vaticano (Status Civitatis Vaticanae, Stato della Città del Vaticano). Aqui situa-se a Santa Sé (Sancta Sedes Apostolica) da Igreja Católica Apostólica Romana (Ecclesia Catholica Romana).

 

CAVAQUISTÃO

CAVAQUISTÃO

Brincadeira relativa à região centro e norte de Portugal, nomeadamente o distrito de Viseu, onde Aníbal Cavaco Silva e o seu partido PPD/PSD teve mais adeptos e melhores resultados eleitorais na década de 1985 a 1995. O auge do Cavaquistão foram as eleições de 1991, em que Cavaco Silva renovou a maioria. Como Ministro das Finanças, Primeiro-Ministro e depois duas vezes Presidente da República, Cavaco foi o político mais tempo no poder depois de Salazar.

O pseudo-topónimo Cavaquistão é um jogo com o nome de Cavaco Silva e o sufixo -istão, usado em diversos países asiáticos com o significado de «país, terra». Além disso, Cavaquistão só difere uma letra de Cazaquistão, um desses países.

Ver também:

- Sufixo -stan.

 

21 junho 2025

-STAN

-STAN

O sufixo persa -stân, -ston (ـستان, -stan), em sânscrito स्थान, é usado em muitos topónimos de influência persa ou turca. Significa «país, terra», originalmente «um lugar abundante em» algo ou «lugar onde tudo abunda». É aportuguesado para "-(i)stão". É um sufixo no nome oficial de oito países independentes nas suas próprias línguas:

Afghanistan (Afeganistão), Kazakhstan (Cazaquistão), Kyrgyzstan (Quirguistão), Pakistan (Paquistão), Tojikiston / Tajikistan (Tajiquistão), Turkmenistan (Turcomenistão), Uzbekistan (Uzbequistão) e Hayastan (Arménia). Pode-se incluir Hindustan (Hindustão), que é um dos nomes informais para a Índia, usado anteriormente para englobar os vários países do sul da Ásia.

Para além dos nomes destes países, há dezenas de subdivisões e regiões históricas com o prefixo -stan no nome. Alguns exemplos: Kurdistan (Curdistão), Balochistan (Baluchistão), Dagestan (Daguestão), Tatarstan (Tartaristão), Bashkortostan (Bascortostão), Turkestan / Uyghuristan (Turquestão Oriental / Uiguristão), Bantustan (Bantustão), Frangistan / Frankestan (Europa Ocidental), etc.

Muitos países  regiões têm -stan nos seus nomes em língua turca: Yunanistan (Grécia), Bulgaristan (Bulgária), Macaristan (Hungria), Hırvatistan (Croácia), Sırbistan (Sérvia), Lehistan (Polónia), Gürcistan (Geórgia), Ermenistan (Arménia), Çeçenistan (Chechénia), Çuvaşistan (Chuváchia), Yakutistan (Iakútia), Karakalpakistan (Caracalpaquistão), Hindistan (Índia), Moğolistan (Mongólia), Suudi Arabistan (Arábia Saudita).

O sufixo -stan / -stão também tem sido usado em sentido humorístico ou em topónimos fictícios, tais como Absurdistan / Absurdistão ou Cavaquistão.

O mapa e as listas são exemplificativas, não são exaustivas.

 

20 junho 2025

KAMPALA

KAMPALA

Capital e maior cidade da República do Uganda, junto ao Lago Victoria (Nnalubaale).

O nome de Kampala referia-se originalmente à colina de Kampala Antiga (Old Kampala), onde as autoridades coloniais britânicas se estabeleceram no Forte Lugard. O local era uma reserva de caça do rei do Buganda, onde existiam antílopes como o impala (Aepyceros melampus). A população traduziu o nome da Colina do Impala (em inglês Hill of the Impala) como Akasozi ke'Empala, que foi depois reduzido para K'empala e finalmente Kampala.

19 junho 2025

DAGUESTÃO — ДАГЕСТАН — DAGESTAN

 

ДАГЕСТАН — DAGUESTÃO — DAGESTAN

República integrante da Federação Russa (Российская Федерация) situada no norte da cordilheira do Cáucaso (Кавказ). A sua capital é Makhatchkala (Магьачкъала, Махачкала).

O nome do Daguestão significa «terra das montanhas» ou «país montanhoso», composto pelo turco dağ, «montanha», e pelo sufixo persa -stan (ـستان, -stan, «país, terra»).

O Daguestão é uma república muito diversificada etnicamente, com mais de trinta línguas.

O ponto mais meridional da Federação Russa situa-se no Daguestão, na fronteira com o Azerbaijão.

POINT ROBERTS

POINT ROBERTS

Exclave dos Estados Unidos da América situado na península de Tsawwassen, a sul de Vancouver, provínca de British ColumbiaCanadá.

Point Roberts pertence ao condado de Whatcom, estado de Washington, mas só é acessivel por terra através do território canadiano.

O exclave surgiu após o Tratado de Oregon de 1846 ter estabelecio no paralelo 49° N o limite entre os EUA e o território canadiano, então dependente do Reino Unido.

O nome de Point Roberts foi atribuido e pelo oficial da Marinha Real britânica George Vancouver (1757-1798) em honra do seu amigo Henry Roberts (1757-1796), também oficial da Marinha Real.

 

18 junho 2025

DES MOINES

DES MOINES

Capital e cidade maior cidade do estado de Iowa, Estados Unidos da América. Situa-se no Condado de Polk, do qual é a sede.

A cidade foi fundada em 1843 como Fort Raccoon, logo modado para Fort Des Moines, sendo o nome reduzido para Des Moines em 1857. Em francês, Des Moines significa literalmente "dos monges". A origem do nome do Rio Des Moines e da cidade de Des Moines tem várias hipóteses: 

⬧ Uma corruptela francesa do nome algonquino para o Rio Moingona.

⬧ Derivado do francês "de moyen" (do meio), por estar a meio caminho entre os rios Missouri e Mississippi.

⬧ Referência aos monges trapistas (em francês "moines de la Trappe") que viviam na foz do Rio Des Moines (em francês Rivière des Moines).

A cidade de Des Moines e o território do estado de Iowa fizeram parte da Louisiana francesa (Louisiane) até ao início do século XIX.

MISSOURI

MISSOURI

Estado da região Centro-Oeste (Midwest) dos Estados Unidos da América. A sua capital é Jefferson City e a maior cidade é Kansas City. Situa-se a oeste do Rio Mississippi e é atravessado pelo seu afluente Missouri.

O nome do estado é devido ao Rio Missouri, derivado do nome do povo Missouria ou Missouri, originado na sua designação em língua miami-illinois (myaamia) Ouemessourita ou Wimihsoorita, «os que têm canoas».

O Rio Missouri é um afluente do Mississippi e é o maior da América do Norte. Os dois formam a maior bacia hidrográfica norte-americana.

O estado do Missouri fez parte da Louisiana francesa (Louisiane) até ao início do século XIX.

 ☛ Ver também:

Estados Unidos da América.
Nicknames of the USA states (lista de estados).

MISSISSIPPI

MISSISSIPPI

Estado da região sudeste dos Estados Unidos da América. A sua capital e maior cidade é Jackson. Situa-se a leste do trecho meridional Rio Mississippi. Possui litoral no Golfo do México.

O nome do estado é devido ao Rio Mississippi, o qual deriva de Missisipioui em língua miami-illinois (myaamia), por sua vez de Misi-ziibi, «grande rio», em ojíbua (ojibwa). Durante o período da Louisiana francesa foram dados diversos nomes ao rio em francês: Immaculée Conception, Colbert, Saint-Louis, Meschacebé, Messipi, Missisipi, Mississipi.

O Rio Mississipi é o segundo maior da América do Norte, depois do seu afluente Missouri. Os dois formam a maior bacia hidrográfica norte-americana.

☛ Ver também:
Estados Unidos da América.
Nicknames of the USA states (lista de estados).

 

IOWA

IOWA

Estado da região Centro-Oeste (Midwest) dos Estados Unidos da América. A sua capital e maior cidade é Des Moines. Situa-se entre os rios MississippiMissouri.

O estado do Iowa sucedeu ao Iowa Territory. O nome deriva do Rio Iowa, que por sua vez tem origem no nome dado pelos Sioux ao povo Iowa ou Ioway (que se autodenominam Báxoje). Ioway provém do dacota ayúxbe (ou sioux ayuhwa, «os sonolentos»), pelo francês Ayouais ou Aiouez.

O estado de Iowa fez parte da Louisiana francesa (Louisiane) até ao início do século XIX.

☛ Ver também:
Estados Unidos da América.
Nicknames of the USA states (lista de estados).

 

VIEIRA DO MINHO e VIEIRA DE LEIRIA

VIEIRA DO MINHO — Vila e concelho do Minho, Portugal.
VIEIRA DE LEIRIA — Vila e freguesia do concelho da Marinha GrandeEstremadura, Portugal.

Vieira do Minho:
«É uma impossibilidade fonética Vernaria resultar em Vieira. (...) A forma antiga de Vieira só poderá ser, assim, Velária, mas os estudiosos reconhecem que não é fácil descobrir o seu significado. É, porém, admissível que se que se trate de um vocábulo que se relaciona com o latim velare, sem que a relação, talvez metafórica, por alusão à serra da Cabreira, o esclareça melhor.»(1)

Vieira de Leiria:
«A designação da localidade pode ter sido importada do Norte do país, hipótese considerada, aliás, como a mais provável, até pela lógica da repovoação, na sequência do avanço dos cristãos sobre os árabes. Além disso, a designação Vieira aparece a sul do Tejo exclusivamente aplicada a casais, montes ou herdades, portanto, a simples prédios ainda, ou na origem; no Norte, a denominação cabe sempre a povoações. Poderia pensar-se nos moluscos homónimos como causa do topónimo, mas todas as povoações assim chamadas estão afastadas do mar e não seria compreensível a aplicação toponímica dada a tão "insignificante" objecto.
Vieira provirá do latim veeira/venaria (de vena, veia), relativo a um ou mais cursos de água, nascentes, filões metálicos, etc.; ou de vinaria (do latim vinu), relativo à cultura de vinho ou existência de videiras, embora fizesse mais sentido o vocábulo dar vinheira, em vez de vieira; ou, ainda, de viaria, alusivo a via ou vias, mas, neste caso, com a contrariedade de a sua forma antiga ser Veeira; e, finalmente, de velaria (do latim velare), pois a única Vieira designada por Velaria, nos séculos X a XIII, é a do Minho. Deve então, o topónimo Vieira ter um sentido mais ou menos metafísico (vegetação, relevo do solo, etc.), não raro, de resto, na toponímia.»(1)

«O nome Vieira de Leiria poderá advir de vieiro (metal), devido às abundantes indústrias metalúrgicas existentes na região, ou do termo latino vena, venae (o que tem conduto de água), ou ainda, segundo alvitra o povo, das conchas caneladas denominadas vieiras que existiriam outrora nos extensos areais.»(2)

«Do português arcaico vieira, 'concha que identificava os peregrinos', sobretudo os que iam a Santiago de Compostela. Tem o derivado Vieiras.»(3)

⮚ Vieira como antropónimo:

«Toponímico português, Vieira foi adotado como sobrenome por famílias do Minho e de Leiria, em Portugal. A mais antiga parece ser a dos Vieira do Minho, de quem foi patriarca Rui Vieira, fidalgo dos reis dom Afonso II (1185-1223) e dom Sancho II (1209-48), senhor da quinta da Vila Seca, na freguesia de São João, comarca de Vieira, onde viveu e morreu por volta dos anos 1220. (...) Alguns genealogistas, porém, afirmam que o sobrenome já era mencionado em 1044. Vieira teria origem no latim veneria, certa qualidade de concha, assim chamada pela semelhança entre a concha usada pelos peregrinos de Santiago de Compostela e a que simboliza Vênus (veneris, amor físico) saindo das águas; daí venerari, venerar. (...) Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o padre António Vieira (1608-97).»(4)

16 junho 2025

CEDAR FALLS

CEDAR FALLS

Cidade do condado de Black Hawk, estado de Iowa, Estados Unidos da América.

A cidade foi fundada em 1845 por William R. Sturgis e Erasmus D. Adams e foi-lhe dado o nome de Sturgis Falls. O nome foi mudado para Ceder Falls quando foi unificada com Cedar City na outra margem do Rio Cedar (Cedar River).

O nome significa «quedas de água do rio do cedro». O Cedar River foi inicialmente chamado Red Cedar River, devido às árvores chamadas red cedar em inglês, zimbro-da-virgínia (Juniperus virginiana) em português.

O serviço municipal Cedar Falls Utilities fornece a internet mais rápida dos EUA.

 

ITABIRA

ITABIRA

Cidade e município do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do Brasil.

«E continuando a contrariar o monsenhor Júlio Engrácia e muitos outros atuais, podemos afirmar que o nome de nossa terra é: -ita = pedra; bira = vira; daí temos pedra que vira.»(1)

«Itabira, que se traduz por 'Pedra Aguda'».(2)

«No dia 9 de outubro de 1848, através da Lei Provincial nº 374, a Vila de Itabira do Matto Dentro foi elevada a cidade. (...) Em 1891, Itabira tirou de seu nome a expressão Mato Dentro. (...) Em 13 de dezembro de 1942 o Município passou a se chamar Presidente Vargas. (...) Quatro anos depois, após uma forte e movimentada campanha promovida pela população, Presidente Vargas volta a se chamar Itabira(3)

Itabira é a terra natal do escritor Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

LÍBIA — ليبيا — ⵍⵉⴱⵢⴰ

LÍBIA — ليبيا — ⵍⵉⴱⵢⴰ

País do Norte de África, no lado oriental da região do Magrebe (المغرب العربي). A sua capital é Tripoli (طرابلس).

O nome da Líbia deriva do antigo povo berbere chamado Libu / Lebu, do antigo egípcio Rebu ou R'bw. A Líbia na Antiguidade era toda a região entre o EgiptoMarrocos, chamada Λιβύη (Libye) em grego, Libya em latim.

No início do século XX, a Itália conquistou os territórios otomanos da região, restaurando o nome Líbia, dividida tradicionalmente em Tripolitânia (طرابلس), Cirenaica (برقة) e Fezânia (Fezã, Fezzan, فزان).

 

15 junho 2025

ILHA DE SANTA MARIA

ILHA DE SANTA MARIA

Ilha do Grupo Oriental do arquipélago e Região Autónoma dos Açores, Portugal. A Vila do Porto é a sede do único concelho da ilha.

É geologicamente a mais antiga e a mais meridional e oriental das ilhas dos Açores. Foi a primeira descoberta no arquipélago, pelo português Diogo de Silves, em 1427. 

O primeiro desembarque e reconhecimento da ilha ocorreu antes de 1432, provavelmente 1431, no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção (Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria), o que deu origem ao nome da Ilha de Santa Maria. O desembarque foi efetuado por Gonçalo Velho Cabral, o primeiro capitão-donatário.

A 18 de fevereiro de 1493, Cristóvão Colombo desembarcou em Santa Maria na Baía dos Anjos, no regresso da sua primeira viagem às Antilhas.

Os Ilhéus das Formigas, entre Santa Maria e São Miguel, fazem parte do concelho da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

 

RONFE

RONFE

Vila e freguesia do concelho de GuimarãesMinho, Portugal.

«Tanto quanto se sabe o topónimo é de origem germânica e tendo no século XIII a forma de Rauffi vem do nome pessoal de Ranulfus, isto é, Ranulfi “villa”. Até 1834 foi cabeça de Couto que era constituido pela freguesia de Vermil e parte de Mogege. (...) Em 1834 o Couto foi extinto, tendo esta freguesia sido incorporada no concelho de Guimarães.»(1)

«Do baixo-latim [Villa] Ranulfi, 'a quinta de Ranulfo'.»(2)

A estátua na foto representa São Tiago, o patrono da vila.

14 junho 2025

HOLANDA — HOLLAND

HOLLAND — HOLANDA

Região histórica dos Países Baixos, dividida desde 1840 entre as províncias da Holanda do Norte (Noord-Holland) e Holanda do Sul (Zuid-Holland).

O nome da Holanda (Holland) deriva do antigo neerlandês Holtlant ou Holdland, «terra da floresta ou bosque», de holt (hout), «madeira, árvore», e land, «terra, país».

Por metonímia, embora sendo um erro, é comum no estrangeiro, e até no próprio país, chamar Holanda a todo o moderno Reino dos Países Baixos e holandeses a todos os habitantes (neerlandeses). Identicamente, a língua deve ser chamada neerlandesa e não holandesa.

A maior parte do território holandês é constituída por pólderes, que são terrenos abaixo do nível do mar, protegidos por diques e dunas. O ponto mais baixo da Holanda, e dos Países Baixos, é o Zuidplaspolder, a 6,76 metros abaixo do nível do mar.

A capital da Holanda do Norte é Haarlem; a sua maior cidade é Amesterdão (Amsterdam), a capital e maior cidade dos Países Baixos. A capital da Holanda do Sul é Haia (Den Haag), sede do governo neerlandês; a sua maior cidade é Roterdão (Rotterdam), que é o maior porto da Europa e um dos maiores do Mundo.

Parte do norte da Holanda do Norte, incluindo a ilha de Texel, é uma região culturalmente considerada Frísia Ocidental (Westfriesland).

☛ Ver também:
Províncias dos Países Baixos.
Países Baixos.

https://www.etymologiebank.nl/trefwoord/holland

13 junho 2025

ALHANDRA

ALHANDRA — Vila e freguesia do concelho de Vila Franca de XiraRibatejo, Portugal. 

ALHANDRA — Cidade e município do estado da Paraíba, Região Nordeste do Brasil. 

Em Portugal: «Designada inicialmente Alhama, como acontecia com (...) localidades termais árabes (...), Alhandra foi também conhecida, no período que se seguiu à Reconquista Cristã da Península Ibérica, como o lugar de Torre Negra. A palavra Alhama, poderá derivar de uma corrupção árabe da palavra Alhodera ou Alhodra, que identifica tributo. A hipótese – porque é disso que se trata - não está historicamente confirmada, uma vez que é grande o desconhecimento sobre a vida no local no período anterior à reconquista cristã.»(1)
«Alhama é a tradução árabe de banho, chamando-se alhama aos sítios onde nasciam águas medicinais.»(2)
«De origem incerta, mas certamente não árabe; deve provir de um hipotético Aliandra, talvez ibérico. A localidade foi repovoada em 1203, mas era muito mais antiga.»(3)

No Brasil: «O local onde hoje se localiza o município de Alhandra era ocupado por volta de 1700 por uma tribo de índios Arataguis. Esses índios viviam em constantes combates com os Tabajaras, ocupantes da região onde hoje se situa a cidade de João Pessoa. Àquela época, passou pelo lugar uma expedição portuguesa que entrou em combate com os gentios e permaneceu ali por algum tempo. Achando a topografia da região semelhante a da cidade portuguesa de Alhandra, batizaram o reduto indígena com aquele topônimo, permanecendo até hoje.»(4)

1. https://www.alhandra.pt/freguesia/historia
2. DORNELLAS, Affonso de, «Alhandra», in Elucidário Nobiliarchico: Revista de História e de Arte, II Volume, Número V, Maio 1929.
3. infopedia.pt
4. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/alhandra/historico







 

12 junho 2025

EUROPA

EUROPA

Parte ocidental da massa continental euro-asiática. É histórica e culturalmente considerado um continente distinto da Ásia. Inclui diversos arquipélagos adjacentes no Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e Mar Báltico.

Há diversas e incertas teorias sobre a etimologia do nome da Europa, entre as quais:
⬧ Em grego antigo Europa (Εὐρώπη, Eurṓpē) é uma figura da mitologia, filha de Agenor (Ἀγήνωρ) e Teléfassa (Τηλέφασσα), irmã de Cadmo (Κάδμος). Europa foi raptada por Zeus disfarçado de touro.
⬧ Do grego εὐρύς (eurus), «largo, amplo», e ὤψ/ὠπ-/ὀπτ- (ōps/ōp-/opt-), «olho, rosto, semblante». Assim Εὐρώπη (Eurṓpē) seria «ampla contemplação, visão ampla».
⬧ Do acadiano erebu, «ir para baixo, pôr-se», em referência ao pôr-do-sol a ocidente, cognato do fenício ereb, «noite» e daí «oeste», em contraste com asu, de onde derivaria o nome da Ásia, onde nasce o Sol a oriente.
⬧ Para Robert Beekes, o nome da Europa tem origem pré-indo-europeia, relacionado com topónimos da Grécia antiga, como Europos (Εὔρωπος) na Macedónia.

O nome da Europa foi inicialmente aplicado ao norte da Grécia, sendo depois alargado ao resto do continente.

Os limites geográficos da Europa têm sido variavelmente definidos a leste. A definição mais usada hoje em dia é pelos cumes dos Montes Urais (Уральские горы) e pelo Rio Ural (Урал / Жайық) até ao Mar Cáspio. Entre os mares Cáspio e Negro, o limite é pelos cumes da Cordilheira do Cáucaso. A sudeste, a Europa é separada da Ásia pelos estreitos do Bósforo (İstanbul Boğazı) e dos Dardanelos (Çanakkale Boğazı). A sudoeste, o Estreito de Gibraltar separa a Europa e a África.

Alguns países transcontinentais têm uma parte do território na Europa resto na Ásia: Rússia, Turquia, Cazaquistão, Azerbaijão e Geórgia. A Arménia e Chipre estão fora dos limites geográficos da Europa, mas histórica e culturalmente têm sido associados ao continente. Neste sentido, a Europa tem 50 estados soberandos, incuindo a Cidade do Vaticano. A independência do Kosovo não é reconhecida por todos os países, embora seja pela maioria. A União Europeia (UE) é uma união económica e política sui generis, composta por 27 estados-membros (em 2025). O Conselho da Europa é uma organização distinta da UE, mais dedicada à defesa dos direitos humanos, composta por 46 estados-membros (não inclui a Rússia, suspensa em 2022, o Cazaquistão, a Bielorrússia, e o Vaticano). A maioria dos países europeus pertence à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Referências
https://www.etymonline.com/word/European
https://www.robertbeekes.nl/wp-content/uploads/2019/08/b118.pdf
https://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus:text:1999.04.0057:entry=w)/y
M. L. West; West, Morris (2007). Indo-European Poetry and Myth. OUP Oxford.
FitzRoy, Charles (2015). The Rape of Europa: The Intriguing History of Titian's Masterpiece. Bloomsbury Publishing.
Astour, Michael C. (1967). Hellenosemitica: An Ethnic and Cultural Study in West Semitic Impact on Mycenaean Greece. Brill Archive.
Petri, Rolf (2018). Breve História da Ideologia Ocidental. Temas e Debates.

10 junho 2025

NOVA HOLANDA — NIEW HOLLAND

NIEW HOLLAND — NOVA HOLANDA

Colónia neerlandesa no Nordeste do Brasil entre 1630 e 1654, principalmente na Capitania de Pernambuco. Foi também chamada Nederlands-Brazilië (Brasil Neerlandês), Brasil Holandês e Pernambuco Holandês. A sua capital era Mauritsstad (Recife). Outras importantes cidades foram Frederikstad (João Pessoa), Nieuw Amsterdam (Natal), St. Louis (São Luís) e Fort Schoonenborch (Fortaleza).

A colónia foi conquistada pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC - West-Indische Compagnie), uma empresa de direito privado com tarefas de direito público, ao serviço da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (Republiek der Zeven Verenigde Nederlanden).

 

09 junho 2025

REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

REGIÃO NORDESTE

Região da República Federativa do Brasil constituída por nove estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Pernambuco (PB), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). As suas quatro sub-regiões são: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata. As maiores cidades do Nordeste são: Recife, Salvador e Fortaleza.

A colonização europeia do Brasil começou no Nordeste. O Monte Pascoal, a primeira terra avistada no Brasil por Pedro Álvares Cabral, situa-se no município de Porto Seguro, estado da Bahia.

Ver também:
Brasil.
Estados do Brasil.

 

TELÕES

TELÕES Freguesia do concelho de  Vila Pouca de Aguiar ,  Trás-os-Montes e Alto Douro , Portugal. «Do baixo-latim [Villa] Tellonis , 'a ...